Um bom sono é quase sinônimo de qualidade de vida.
O estereótipo de “pessoa bem-sucedida” hoje está muito ligado a uma pessoa muito ocupada, que não tem tempo para dormir bem. Isso induz as pessoas ao engano: elas começam a passar noites sem dormir pseudo-ocupadas, só para encher a boca e dizer, orgulhosamente: ”virei a noite acordada no projeto X”. Ledo engano.
Primeiro, uma pessoa muito ocupada não signifca uma pessoa de sucesso; e não necessariamente uma pessoa produtiva. Em segundo lugar, a maioria das pessoas não rende bem à noite, apesar do estereótipo implantado. Exceto você seja uma pessoa com biociclo ajustado para a noite (o que é raro), você provavelmente terá tempos improdutivos com madrugadas em claro.
“Mas eu não consigo dormir cedo e sempre acordo tarde. É impossível”. Bobagem. Você está parecendo uma criança choramingando. No fundo, o guia definitivo para acordar cedo é disciplina. Não existe mágica nenhuma a respeito. Alguns esclarecimentos:
- Você não vai conseguir dormir bem se não tiver tempo para dormir
Claro, para dormir bem você precisa de tempo; afinal de contas, todo mundo tem as mesmas 24h. Se você sai para trabalhar as 6h, passa o dia fora, faz faculdade a noite e chega em casa de meia-noite, você não vai dormir tão bem pelo simples motivo de você não ter tempo para dedicar ao sono.
- “Se eu dormir cedo vou ter menos tempo para dedicar a meus projetos”
Talvez. Entretanto, não é só o tempo dedicado a alguma coisa que conta: de que adianta trabalhar de 20h até duas da manhã se você ficou o tempo todo batendo papo no facebook e bocejando, sem conseguir se concentrar?
O que você (e eu, e todo mundo) realmente precisa é de tempo produtivo. Caso você faça parte das pessoas que produzem mais de dia (e provavelmente você faz), faz muito mais sentido dormir cedo e produzir pela manhã. O que eu faço é: ao invés de trabalhar das 21h às 23h, produzo muito mais das 5h às 7h ou das 6h às 8h (caso eu saia para correr).
- “Não consigo dormir cedo pois fico sem sono”
Uma dica bem simples: para ajustar seu sono de modo rápido, vire uma noite sem dormir e, no outro dia, vá dormir cedo. Repita os passos acima quantas vezes for necessário até que seu sono se ajuste.
- “Acordar cedo é muito difícil”
Não, é muito mais fácil do que você imagina. Eu falo por experiência própria. Uma vez que você começa a dormir antes das 21h (sim, isso é bem cedo), você acordará pouco depois das 5h sem ajuda de despertador e cheio de energia.
Resumo da ópera: para ser produtivo, você tem que dormir bem. Para dormir bem, você tem quer dormir cedo e acordar cedo. Para isso, basta apenas disciplina.
Pra quem se exercita vale citar também o fato de que as horas de sonos atuam no crescimento muscular e na recuperação de microlesões, por isso concordo com seu ponto de vista: mais horas acordado não são sinônimos de maior produtividade.
No meu caso, eu tenho a impressão que produzo mais durante a noite/madrugada. Lanço aqui uma pergunta: como saber se o meu ciclo biológico é adaptado a produtividade noturna? Porque comigo é assim, se eu tento dormir cedo eu não consigo fico inquieto na cama virando de um lado para o outro e quando vejo já estou lendo alguma coisa, ou escrevendo, ou desenhando ou fazendo qualquer coisa que não seja dormir. Já virei noites fazendo trabalhos e diversas atividades por estar super lotado de coisas para fazer. Mas, por incrível que pareça eu me sinto mais produtivo durante a noite é o período em que eu me sinto mais concentrado. Mas pode ser, porque isso é meio que rotina pra mim, daí eu tenho essa falsa impressão de produzir mais durante a noite. Em fim, tem como eu descobrir? Já que nem sempre o fato de eu me achar mais produtivo durante a noite é indicativo de que eu sou realmente um perfil raro de pessoa que produz mais e melhor durante a noite?? Valeu! E muito obrigado pelo texto! Vou fazer muitos exercícios com os aprendizados adquiridos com eles. ;)
Tem um podcast do Tecnoblog que fala exatamente sobre isso https://tecnoblog.net/179627/tecnocast-022-penso-logo-nao-durmo/