3 dicas para uma leitura melhor

Eu sempre achei livros um tanto que sagrados. Tinha muito cuidado com eles, lia tudo, do início ao fim. Sempre terminava, fossem chatos ou não, afinal de contas, eu não queria fazer parte das estatísticas, que dizem que menos de 10% das pessoas passa pelo primeiro capítulo do livro que compra.

Tentei muita coisa diferente, até que hoje sinto-me confortável com meu método. Vou listar uns pontos abaixo que podem te ajudar a fazer uma leitura melhor mais e tirar mais dos livros.

  • Você não precisa ler o livro inteiro

Vá por mim, a maioria das vezes em que você acha que o livro não vale a pena de início, é porque ele realmente não vale. Geralmente, ficamos com receio de o livro dar uma grande reviravolta e perdermos algum conteúdo interessante por ter desisitido da leitura.

O que realmente acontece é que, estatisticamente falando, há muito, mas muito mais livros ruins lá fora do que livros que começam ruins e dão uma reviravolta impressionante na metade. Se você é como eu e quer ler o maior número possível de livros, não pode ficar perdendo tempo, certo? Não gostou dos primeiros capítulos, passe!

  • Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Sempre pensei que deveria focar em apenas um livro ao mesmo tempo. Mas, contra-intuitivamente, a partir do momento que comecei a ler em paralelo mais de um livro, eu terminei lendo mais.

Selecione temas diversos (livros informativos, livros literários, livros que posso converter em ação etc.) e em línguas diversas (leio em português e inglês), se possível. Hoje, estou lendo uns 6 ou 7 livros em paralelo e a experiência tem sido ótima; terminei indiretamente diminuindo a barreira de entrada.

  • Faça uma leitura ativa

Como absorver mais do livro? O fato é que leitura é uma atividade muito contemplativa. Ficamos parado de frente ao papel e isso dificulta um pouco o aprendizado pelo cerébro. Então, o que fazer?

Adicione mais ação a sua leitura: faça marcações no livro, tome notas, crie mapas mentais, faça gravação de trechos interessantes… movimente outros sentidos além da visão e o cerébro fixará melhor o conteúdo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Up Next:

Reconheça também suas fraquezas

Reconheça também suas fraquezas