• Share on Google+

Esse é um dos termos que mais sofrem preconceito na sociedade atual, de longe. Segundo a Wikipedia:

Desenvolvimento pessoal é o nome da temática que abarca os diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas relacionados ao desenvolvimento do potencial humano.

É realmente simples: Com o desenvolvimento pessoal, você vai desenvolver o potencial humano. Acredite, não te conheço, mas sei que você pode melhorar muito, em muitos sentidos. Agora, não espere encontrar nesse texto (ou nesse site) um passo a passo para tanto. Esse é o problema!

Nossa sociedade, de modo geral, é feita de pessoas que querem soluções rápidas e simples para tudo. Mas a realidade não é essa: mudança rápida não é mudança. Você não vai ficar sábio da noite para o dia, muito menos através da leitura de um simples livro. É um processo longo, penoso (pois só aprendemos sofrendo) e sem garantias: você pode chegar ao fim da vida sem encontrar todas as respostas. Entretanto, uma vez que você começa, perceberá a quantidade de mudanças positivas que ocorrem, como sua visão de mundo muda, como sua qualidade de vida aumenta, sua saúde melhora, etc.

Toda vez que alguém ouve “desenvolvimento pessoal”, o pensamento vai direto aos livros de auto-ajuda, no estilo “Você pode tudo”, “Ame a si mesmo bláblá”. Isso faz com que as pessoas julguem errado o tipo de mudança a que podem ter acesso e as pessoas que estão no caminho do desenvolvimento pessoal. O problema de psicologia de não-mudança que predomina hoje é real, por três motivos:

1. A maioria das pessoas conectam quem elas são a suas atitudes e gostos.

Isso cria um senso (ilusório) de identidade, tornando-as muito pouco inclinidas à mudança. É muito comum ouvir a frase: “Esse é meu jeito e ninguém vai me mudar”. Torna-se uma barreira ao crescimento como ser humano.

2. Popularizou-se a ideia de que quem busca ajuda são pessoas fracas, dignas de pena.

NÃO.Quem quer ajuda é uma pessoa sábia, que reconheceu a imperfeição e está no caminho do amadurecimento. A ideia na sociedade de autossuficiência é muito forte, como se ninguém precisasse aprender nada com ninguém e já fôssemos todos perfeitos. É triste.

3. Há muita porcaria no gênero desenvolvimento pessoal mundo a fora

Quem, apesar disso, realmente busca mudanças, termina se deparando com muita porcaria nas estantes de auto-ajuda. Como grandes gurus que se iluminaram da noite para o dia, que clamam saber todas as respostas e que a vida se resume a pensar positivo. As pessoas ficam perdidas no processo de melhoria pessoal, pensando que “podem tudo” e coisas do gênero. Grande parte culpa dos autores, mas também culpa das pessoas que compram.

Então, o que é realmente desenvolvimento pessoal, se não é tudo aquilo que autores famosos e muitos charlatões pregam?

Desenvolvimento pessoal é crescer como pessoa. Tornar-se um ser humano melhor, para oferecer mais das suas habilidades ao mundo. Recorrendo a Wikipedia novamente, para te ajudar, há tudo aquilo que você pode aprender em: Autoconhecimento, Realização pessoal e profissional, Planejamento pessoal, Administração do tempo, Comunicação interpessoal, Relacionamento humano, Qualidade de vida, Empreendedorismo, Poder mental, Liderança, Motivação, Produtividade, Educação financeira, Marketing pessoal etc.

Tornar-se alguém melhor é missão para vida inteira; é um processo contínuo. Aqui, quando você se deparar com algum texto na categoria de desenv. pessoal, saiba o que você vai encontrar: perguntas de qualidade que te façam pensar, que gerem insights para te ajudar a melhorar em algo.

  • FILIPE
    Responder
    Author
    FILIPE

    Muito bom o texto, Paulo.
    Realmente tem ligação com aquilo que discutimos por e-mail.

    Um abraço,

    Filipe.

  • ESTER
    Responder
    Author
    ESTER

    TEXTO MARAVILHOSO

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      obrigado, Ester

  • Acelerado Sua Jornada para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi
    Responder
    Author
    Acelerado Sua Jornada para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi

    […] para compartilhar o que estamos aprendendo em nossa jornada e como uma tentativa de redefinir esse conceito que se perdeu ao longo do tempo, levando todos nós nessa trilha por uma vida melhor. Respondendo […]

  • AndersonApdo
    Responder
    Author
    AndersonApdo

    Muito bom, parabéns pelo ótimo texto.

  • Raí Gomes Leopoldo
    Responder
    Author
    Raí Gomes Leopoldo

    Parabéns! Texto sensacional1 ;)

  • Danielle Praxedes
    Responder
    Author
    Danielle Praxedes

    Sensacional. Esses gurus são extremamente arrogantes.

  • Ricardo
    Responder
    Author
    Ricardo

    excelente conteudo..

  • Mateus Toledo
    Responder
    Author
    Mateus Toledo

    Excelente conteúdo! Realmente é incrível o quanto evoluímos quando aprendemos a nos desenvolver rompendo as barreiras e crenças que nos fazem pensar que somos incapazes de mudar nossa realidade.

    Por esta razão tenho abordado bastante essa temática com meu publico: http://crescerevoluir.com

  • Lucas Oliveira Santos
    Responder
    Author
    Lucas Oliveira Santos

    Gostei muito do texto Paulo sou não expert mas Desenvolvimento Pessoal vai muito além de frases de efeito que podem até ajudar mas não são a verdadeira solução do problema. Outro ponto importante vivemos no imediatismo queremos tudo rápido pra ontem, mudar é difícil e penoso mesmo mas o resultado é o que importa.Parabéns pelo texto.

  • Ana Flávia
    Responder
    Author
    Ana Flávia

    Olá Paulo, tudo bem?
    Como você chegou nesses 3 principais motivos? Quais foram as fontes?

    Obrigada :)