O que é desenvolvimento pessoal

Esse é um dos termos que mais sofrem preconceito na sociedade atual, de longe. Segundo a Wikipedia:

Desenvolvimento pessoal é o nome da temática que abarca os diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas relacionados ao desenvolvimento do potencial humano.

É realmente simples: Com o desenvolvimento pessoal, você vai desenvolver o potencial humano. Acredite, não te conheço, mas sei que você pode melhorar muito, em muitos sentidos. Agora, não espere encontrar nesse texto (ou nesse site) um passo a passo para tanto. Esse é o problema!

Nossa sociedade, de modo geral, é feita de pessoas que querem soluções rápidas e simples para tudo. Mas a realidade não é essa: mudança rápida não é mudança. Você não vai ficar sábio da noite para o dia, muito menos através da leitura de um simples livro. É um processo longo, penoso (pois só aprendemos sofrendo) e sem garantias: você pode chegar ao fim da vida sem encontrar todas as respostas. Entretanto, uma vez que você começa, perceberá a quantidade de mudanças positivas que ocorrem, como sua visão de mundo muda, como sua qualidade de vida aumenta, sua saúde melhora, etc.

Toda vez que alguém ouve “desenvolvimento pessoal”, o pensamento vai direto aos livros de auto-ajuda, no estilo “Você pode tudo”, “Ame a si mesmo bláblá”. Isso faz com que as pessoas julguem errado o tipo de mudança a que podem ter acesso e as pessoas que estão no caminho do desenvolvimento pessoal. O problema de psicologia de não-mudança que predomina hoje é real, por três motivos:

1. A maioria das pessoas conectam quem elas são a suas atitudes e gostos.

Isso cria um senso (ilusório) de identidade, tornando-as muito pouco inclinidas à mudança. É muito comum ouvir a frase: “Esse é meu jeito e ninguém vai me mudar”. Torna-se uma barreira ao crescimento como ser humano.

2. Popularizou-se a ideia de que quem busca ajuda são pessoas fracas, dignas de pena.

NÃO.Quem quer ajuda é uma pessoa sábia, que reconheceu a imperfeição e está no caminho do amadurecimento. A ideia na sociedade de autossuficiência é muito forte, como se ninguém precisasse aprender nada com ninguém e já fôssemos todos perfeitos. É triste.

3. Há muita porcaria no gênero desenvolvimento pessoal mundo a fora

Quem, apesar disso, realmente busca mudanças, termina se deparando com muita porcaria nas estantes de auto-ajuda. Como grandes gurus que se iluminaram da noite para o dia, que clamam saber todas as respostas e que a vida se resume a pensar positivo. As pessoas ficam perdidas no processo de melhoria pessoal, pensando que “podem tudo” e coisas do gênero. Grande parte culpa dos autores, mas também culpa das pessoas que compram.

Então, o que é realmente desenvolvimento pessoal, se não é tudo aquilo que autores famosos e muitos charlatões pregam?

Desenvolvimento pessoal é crescer como pessoa. Tornar-se um ser humano melhor, para oferecer mais das suas habilidades ao mundo. Recorrendo a Wikipedia novamente, para te ajudar, há tudo aquilo que você pode aprender em: Autoconhecimento, Realização pessoal e profissional, Planejamento pessoal, Administração do tempo, Comunicação interpessoal, Relacionamento humano, Qualidade de vida, Empreendedorismo, Poder mental, Liderança, Motivação, Produtividade, Educação financeira, Marketing pessoal etc.

Tornar-se alguém melhor é missão para vida inteira; é um processo contínuo. Aqui, quando você se deparar com algum texto na categoria de desenv. pessoal, saiba o que você vai encontrar: perguntas de qualidade que te façam pensar, que gerem insights para te ajudar a melhorar em algo.

 

Paulo Ribeiro

Autor, empreendedor, amante do aprendizado e um estrategista moderno. Escreve sobre estratégias para viver uma vida melhor e mais significativa.

 

11 thoughts on “O que é desenvolvimento pessoal

  1. Gostei muito do texto Paulo sou não expert mas Desenvolvimento Pessoal vai muito além de frases de efeito que podem até ajudar mas não são a verdadeira solução do problema. Outro ponto importante vivemos no imediatismo queremos tudo rápido pra ontem, mudar é difícil e penoso mesmo mas o resultado é o que importa.Parabéns pelo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *