Quer uma resolução de ano novo? Escolha “dizer não”

Dizer não pode ser uma das coisas mais valiosas que você pode aprender no próximo ano. Antes que você pense em todas as outras suas resoluções para o próximo ano, e pense que  nenhuma delas tem a menor relação com dizer não, eu vou mostrar que todas elas tem, necesseriamente, a necessidade de dizer não atrelada a elas.

  • “Quero perder 10 kg” ou “Quero me exercitar todos os dias” – Diga não a comidas gordurosas, a aquele happy hour na terça feira, onde você vai tomar 5 chopps e vai acabar sem poder ir pra academia. Diga não a jantares rodizio e festas open bar.
  • “Quero ser mais produtivo” – Diga não a facebook, 9gag. Diga não a perder tempo sem perceber na internet, diga não a conversas exageradas na beira do cafezinho ou depois do almoço.
  • “Quero aprender alguma coisa/ler mais” – Diga não a entretenimentos fúteis, nada de televisão. Diga não a gratificação instatanea de ler mais um blog post sobre a sua nova atividade, ou coletar mais material.

E assim a lista segue. Dizer não é priorizar, é focar. Diga não a mais um amigo seu que tem uma ideia inovadora e quer que você entre na equipe dele. Você simplesmente vai se afastar do seu foco inicial. Você precisa de foco.

Diga não ao convite de organizar a formatura, ser presidente da sua associação, sindico do prédio. Eu sei, as vezes dizer “não” é muito dificil. Mas você tem necessariamente que participar da organização do final do ano? Isso vai ajudar a alcançar suas metas principais?

Se dizer “não” fosse fácil, nós não estariamos fazendo isso uma resolução de final de ano. Nós, porque eu assumo que se você leu até aqui, você vai aprender a dizer não em 2012.

Eu quero ser mais produtivo, então o que eu devo fazer antes do ano começar, é cortar ao máximo as minhas atividades. Atualmente, eu estou envolvido em pelo menos 4 projetos. A ideia é cortar eles ao máximo. Uma das coisas que eu aprendi em 2011 é que mais importante do que tempo disponível, seu ativo principal é energia. A ideia de ter 4 projetos paralelos acaba desperdiçando bastante energia.

Coisas incompletas, e porque você deveria

Assim como a falta de alguma palavra no título acima causa estranhamento, o fato de se ter muitas atividades acaba causando o não acabamento de nenhuma. Quando se tem 4 projetos, provavelmente não se tem nenhum. Você está tão espalhado, e tão ocupado em ter 4 projetos, que não se preucupa em acabar nenhum. E o problema está nas coisas incompletas. Elas sugam sua energia. Se você quiser uma segunda resolução de final de ano, escolha acabar com todas as coisas incompletas.

Quantas vezes você já se irritou quando tentou abrir sua janela, e ela emperrou? Ou quando foi calçar um sapato, e lembrou que ele estava com a sola descolada. Ou viu na suas estante o grande número de livros que voce começou a ler e não terminou. Ou pior, quando você se reune com seus sócios, e vê que não teve nenhum progresso? Todas essas coisas interminadas, interrompidas, inacabadas drenam sua energia.

Observe que é para acabar com as coisas e não completa-las. Não precisar correria para fazer isso, deve ser feito passo a passo. Olhe ao seu redor, e veja quantas coisas incompletas existem.

No meu quarto existe uma pilha de papeis que deviam ter sido jogados fora. Já faz mais de 3 meses e eu não sei o motivo de ainda estar ai. Então agora eu vou pega-las, e jogar fora. Colocar no lixo do meu prédio. Menos uma coisa. Sinto-,e mais leve. A próxima coisa, vai ser tirar os marcadores de texto de todos os livros que eu não terminei. Começar tudo de novo.

Dito isso, acho que podemos concordar que essas duas resoluções nem são tão dificeis de realizar. O objetivo das duas é fazer com que possamos ter um próximo ano com muito mais realizações e alegrias.

Eu garanto que aprendendo essas duas coisas, o seu ano vai ser cheio de coisas boas acontecendo. Esses são os votos dos Estrategistas para o seu ano novo.

  1. Valeu Paulo! Texto excelente! ;)

    No caso, de um projeto pessoal inacabado a sua sugestão não é se desligar dele, mas sim recomeçar ele, não é isso? Mas acho que pode ter as duas possibilidades. Recomeça-lo do zero, como em uma leitura de um livro ou simplesmente abandonar o mesmo, caso percebamos que ele não irá realmente nos trazer algo que queremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Up Next:

Se o primeiro passo é acreditar, por que ninguém acredita?

Se o primeiro passo é acreditar, por que ninguém acredita?