• Share on Google+

Bem, na última edição da Newsletter Estratégias para Vitória eu falei um pouco sobre rastreamento de dinheiro e sobre como isso é importante para nos ajudar a manter as contas em dia. Algumas pessoas nunca tinham ouvido falar do assunto e mostraram interesse, me fazendo algumas perguntas introdutórias na área. Vou compartilhar com você a resposta que dei por email.

O que rastreamento do dinheiro?

Bem, é literalmente rastrear sua grana. Pode parecer uma ideia estranha, mas é bem isso. Você passa fazer um acompanhamento diário de tudo que você ganhou e gastou no dia. No final de um determinado período (que pode ser um dia, uma semana ou um mês), você senta e vai analisar seus gastos; soma tudo que é da mesma categoria (lanche, combustível, roupas, etc) e voilà: você saberá exatamente aonde foi seu dinheiro do mês.

A atividade em si é simples: você pode anotar os gastos em um caderninho de papel e fazer a soma de tudo no final do dia. Porém, como nossa própria vida financeira é complicada, com cartões de crédito, cheques, compras parceladas, várias contas correntes ,etc., rastrear o dinheiro pode se tornar uma atividade trabalhosa. É aí que entram os controladores financeiros, programas que nos ajudam com essa tarefa.

Há vários deles e em vários estilos; há versões para computador, celulares e tablets, sem falar nas versões online, variando dos mais simples aos mais complexos (que incluem gerência do seu capital investido). Minha sugestão é começar com um simples, que supra suas necessidades. Por isso, menciono novamente aqui o Dinheirama Online, do Portal Dinheirama*. Já usei várias dúzias de controladores e, de todos eles, o Dinheirama Online se mostrou um dos mais promissores; sem mencionar que trás na bagagem toda a expertise do Conrado Navarro e da turma do Dinheirama, como maior portal de Finanças pessoas do país.

O aplicativo online é bem intuitivo e fácil de usar; já vem pré-configurado e você começar a usar na hora! Checa lá.

Espero que esse controle financeiro te ajude a obter suas metas mais rapidamente,

Abração
P

*Eu não estou recebendo nenhum tipo de benefício por recomendar esse produto, que por sinal é gratuito. Apenas indico porque realmente uso.