É, mais um ano chegando ao fim. Não, não acabou ainda: em 15 dias dá para fazer muita coisa; mas, claro, é bom começar a revisão do que foi feito no ano e os planejamentos para 2012.
Lembra aquela lista de promessas que você fez sob o efeito do álcool no começo do ano, enquanto pulava as 7 ondas na praia vestido de branco? Provavelmente algumas delas estão aqui:
– Parar de fumar
– Perder peso e/ou começar a malhar
– Fazer e seguir um planejamento financeiro para o ano
– Começar as aulas de dança/línguas/artes marciais
– Trabalhar menos e viajar mais
Sim, agora a memória começou a refrescar. Você lembrou que anotou na agenda e esqueceu na gaveta. Porém, o mais importante: concluiu a lista? Alcançou alguma meta? Provavelmente não.
No fundo, sua preguiça é maior e você não vai fazer o que promete. Então, pare de mentir para si mesmo. Quem quer fazer, vai e faz. Esperar para depois é um erro: não dá para confiar no seu eu futuro, pois ele é igualzinho ao seu eu atual, talvez até mais preguiçoso.
Fazer promessas só porque é tradição na época do ano é bobagem. O que você realmente pode fazer: definir linhas gerais para seu futuro e começar a trabalhar nelas agora. Quero dizer, AGORA.
– Quer parar de fumar? Largue hoje.
– Melhorar a alimentação/entrar de forma? Não coma aquela torta te esperando na geladeira e ligue para fazer a matrícula na academia. De preferência, pagando adiantado.
– Fazer algum esporte radical? Nunca foi tão fácil. Empresas do ramo fazem promoções semanais em sites de compra coletiva. Esse ano fiz trilha, rapel e mergulho, pagando menos de 200 reais no total.
– O mesmo se aplica a cursos de línguas, de culinária etc.
Não me interprete mal. Em minha lista de metas para o ano, algumas não foram alcançadas, mas eu trabalhei em direção a todas elas para só depois descobrir que não daria para fazer. Ou que havia um caminho melhor. Ou que eu não queria mais aquilo.
“Mergulhar com amigos? Checked.”
Não espere o ano virar. Ou o carnaval passar. Ou as férias chegar. Batalhe pelo o que você quer, começando nesse instante. Caso precise de motivação, sempre tem motivação por aí te esperando. Como disse Aristóteles:
“Bem começado é meio feito”.
No meu ano de 2011 eu consegui bater todas as metas que eu tinha estipulado para eu mesmo. Desisti da graduação de educação física, foquei nos estudos me preparando para o vestibular e comecei o ano de 2012 careca de novo, pois passei no curso que queria. ;)