• Share on Google+

Um leitor entrou em contato e escreveu:

Título: URGENTE

Email: Boa tarde Paulo, Gostaria muito de utiliza-lo como estrategista em um trabalho da faculdade! Tenho que fazer a seguinte pesquisa; Apresentar um novo pensador do tema “estrategias”, Deve contemplar currículo e principais obras. Atenciosamente, –L

Eu queria escrever sobre isso há algum tempo já, então vou aproveitar a oportunidade.

Em primeiro lugar, você sabe como eu gosto de entrar em contato com todo mundo. Eu batalho para conhecer cada pessoa de todo o Planeta Terra e ajudar como eu puder. Meu email está exposto na página de contato (paulo @ estrategistas.com) e convido você a me mandar um email agora se achar que posso te dar uma mão em algo.

Sábado até coloquei um convite na página:

 

Tendo dito, vou deixar claro: nunca use a palavra urgente do jeito que nosso amigo L acima usou comigo. Nunca. Especialmente comigo. Deixa eu te contar o porquê.

A palavra urgente não reflete a mensagem toda.

A ideia completa seria : “urgente pelos meus padrões de importância“.

Quando L entrou em contato colocando ‘URGENTE’ no título do email, ele automaticamente classificou a mensagem como de importância máxima para mim. Ficou subentendido que eu deveria largar tudo o que eu estava fazendo para atender o email/pedido dele.

Quando eu abri o email, o que era? Ele queria que eu ajudasse a fazer a pesquisa para o trabalho da faculdade.

Você seriamente acha que a coisa mais importante do mundo que eu devo fazer agora é ajudar você com o trabalho da faculdade? Você está priorizando essa atividade em específico como mais importante do que tudo aquilo em que estou trabalhando agora? Como mais importante do que minha diversão? Como mais importante do que eu brincar com meu primo de 3 anos de idade na sala?

Bem, essa é a mensagem que você passa ao usar a palavra urgente, toda maiúscula, no título de um email.

A Diferença Entre Urgente e Com Prazo Iminente

As pessoas automaticamente classificam coisas com a deadline se aproximando como urgente; um erro extremamente comum. Em empresas, isso já é uma piada: ninguém leva a sério aquele relatório “urgente” que deve ser entregue até amanhã. Por dois motivos principais:

– Não é porque o prazo está acabando que é importante.

– Não há garantias que aquele prazo seja realmente o prazo final. Em 95% dos casos, não é.

Ninguém leva deadlines e urgentes a sério porque sabem que não é real; é só o chefe querendo que você largue tudo para fazer aquilo. Ou cliente querendo que seu chefe largue tudo para fazer aquilo. Daí em diante.

Na raiz do problema? A situação é sensível ao tempo, mas eu imponho ao outro o status de importância máxima na vida dele ao usar a palavra urgente.

Sinceramente, a única coisa que você tem certeza de que (quase) todos os seres humanos considerariam urgente seria salvar uma vida. Esse é o único terreno em comum onde você pode usar a palavra urgente sem distinção.

Alternativas Ao Uso da Palavra Urgente

Se você vai entrar em contato com alguém famoso ou de sucesso para um tema urgente, desista. Digo logo, desista, não faz sentido. Você não tem nenhum contexto com aquela pessoa e ainda chega demandando o tempo dela? Você vai ser ignorado.

Se é para trocar ideia comigo, não use a dita-cuja expressão pois é um gatilho automático, inconsciente na minha mente, para pessoas que desrespeitam meu tempo e minha atenção (as coisas mais importantes que tenho).

Eu leio todos os emails que chegam para mim, então escreva ele sem querer chamar atenção. Se tiver algo sensível ao tempo, mencione isso, mas não vai ser garantia de que vou ajudar a tempo; vou considerar e, se puder, ajudarei.

  • André Tamura
    Responder
    Author
    André Tamura

    No setor público ainda é moda. De cada 10 solicitações por e-mail que recebemos aqui. Pelo menos metade é urgente. Uma urgência clara de que não foi dada atenção quando era preciso e agora alguém tem que acelerar do outro lado.

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      … até que alguém não consiga e o lance todo espirale fora de controle.

  • Muriel Fiorese
    Responder
    Author
    Muriel Fiorese

    Kkkkk esse negócio de urgente é irritante mesmo, principalmente quando é pra tentar me forçar a fazer algo que, nããão véi….

  • Claudia
    Responder
    Author
    Claudia

    tudo na vida está muito banal, e essa palavra que era para os ouvidos receberem como sinal de alerta máximo, tem o efeito contrario, pelomenos para os meus.