• Share on Google+

Henrique Fogli é um empreendedor online, que foca no desenvolvimento e otimização de blogs. Se você quer criar um, deve checar as dicas em sua página. Se você ainda acha que blog é um diário online, você deveria checar esse resumo de A Educação dos Milionários, do Michael Ellsberg.

Nesse post, Henrique fala sobre como abordar a criação de conteúdo para seu blog-negócio.

Se no início da chamada web 2.0 os blogs nasciam por paixão a um hobby, uma vocação nata para escrever sobre determinado assunto, hoje em dia muitos são visto como verdadeiras empresas – canais de informação. Não que não tenham nascido dessa mesma paixão, mas o fato é que blogs hoje tem um potencial enorme de se tornarem provedores de conteúdo de alta qualidade e visibilidade. Podem dar lucro e se transformares no negócio prioritário de seu webmaster.

Mas como conseguir isso? O que faz um blog de um nicho específico conseguir destaque entre outros tantos já disponíveis na internet tratando o mesmo tema? Porque a maioria dos blogs não se sustenta no tempo e acaba encerrando suas atividades antes de conseguir uma audiência expressiva?

Bom, a razão eu não sei. Seria necessário avaliar caso a caso. Mas o que eu sei é – um bom planejamento de conteúdo é fundamental para que o seu blog possa não apenas sobreviver por muito mais tempo, mas também decolar e atingir o máximo de pessoas interessadas no que você tem pra falar.

1ª Etapa do Planejamento de conteúdo – entendendo a demanda

Se você pretende criar um blog, escrevendo informações sobre qualquer tema – dieta por exemplo – deve entender que toda a procura na internet por essas informações constituem a demanda pelo seu serviço, da mesma forma que as pessoas que fazem essas buscas são seus potenciais consumidores.

Você precisa saber o que essas pessoas querem saber a respeito desse assunto. No exemplo das dietas, quais dietas as pessoas querem conhecer mais? Que outros tópicos relacionados a esse assunto desperta interesse nesse público-alvo?

Entendendo a demanda da sua audiência é o primeiro passo para desenvolver conteúdo que lhe agrade e, principalmente, supere suas expectativas. Hoje em dia – na internet social – conteúdo excelente é compartilhado, conteúdo ruim é odiado e conteúdo regular é simplesmente esquecido.

Para entender essa demanda, uma das melhores ferramentas disponíveis na internet – e ainda por cima gratuita – é a Ferramentas de Palavra-Chave do Google Adwords. Com essa ferramenta você consegue descobrir quais os termos mais procurados no Google a respeito de qualquer tema. Dessa forma, ainda no nosso exemplo das dietas, você consegue saber quais as dietas despertam mais interesse na sua audiência, bem como descobrir novos assuntos correlatos a esse tópico e preparar conteúdo para suprir essa demanda.

É claro que você não deve limitar toda a sua produção de conteúdo a esse sistema – nunca deixe de confiar na sua criatividade e na sua intuição. Mas ignorar essa preciosa fonte de informações é um erro que faz com que seu blog não seja descoberto por pessoas que não te conhecem e tem interesse no que você tem pra dizer. É como virar as costas para uma grande audiência que quer te ouvir. Além disso, pode ser um desafio muito interessante.

2ª Etapa do Planejamento de conteúdo – diversificando e produzindo

Pessoas diferentes consomem informações de maneiras diferentes. Pode ser que você se atualize com as notícias de algum mercado via Twitter, pode ser que prefira o LinkedIn. Muitos preferem o Youtube enquanto vários outros gostam dos podcasts.

Seja como for, a internet tem conteúdo para todos os gostos. Texto, vídeo, audio, fotos, infográficos, tabelas, listas, informações de todos os tipos produzidas das mais diversas maneiras – todas elas tem público, independentemente do nicho que tratam.

Portanto, se você pretende utilizar apenas textos no seu próximo blog, saiba que está perdendo audiência. Tem muita gente que quer saber o seu ponto de vista sobre o assunto que você tanto entende, mas simplesmente não tem paciência para ler no computador. Se você deseja realmente ser um blogueiro profissional, e procura descobrir como ganhar dinheiro na internet, você vai precisar se adequar às diversas formas de conteúdo que se apresentam pra você.

E sem desculpas como “eu não sei desenhar” ou “eu não tenho uma câmera boa”. Use a criatividade. Você pode compartilhar imagens e gráficos de outras fontes, produzindo um texto interessante ao redor deles e, claro, sempre citando a fonte. A mesma coisa com vídeos. Se o seu celular não tem uma câmera boa, grave você falando sobre determinado assunto, depois edite e crie um podcast. Existem milhares de ferramentas na internet para ajudar blogueiros que, como eu, são desprovidos de diversos talentos artísticos – principalmente os gráficos!

3ª Etapa do Planejamento de conteúdo – montando seu cronograma

Nada desanima mais um visitante de um blog do que aparecer na sua página repetidas vezes e não encontrar nenhuma atualização. Isso acaba desanimando inclusive o próprio blogueiro, que passa a perder o interesse no seu próprio trabalho, “já que ninguém visita meu blog mesmo…”

A chave aqui é consistência. Você não precisa postar 1, 2, 10 posts por dia. Você precisa ter regularidade. Criar expectativa no seu leitor e suprir e superar essa expectativa.

Calcule quanto tempo por semana você terá para se dedicar exclusivamente à produção de conteúdo do seu blog. Analise cuidadosamente quantos posts, vídeos, fotos, etc você consegue produzir confortavelmente, de maneira a suprir essa demanda mesmo tendo alguns imprevistos durante sua semana. Não se comprometa com o que não pode cumprir. Se você tem tempo para produzir um post por semana, comece produzindo um post por semana. Ponto. Mas seja rigoroso e escreva sempre uma novidade a cada semana. Faça análises periódicas da sua disponibilidade e busque aumentar essa frequência, sempre sendo muito honesto consigo, sem que seu blog o sufoque.

Isso vai fazer você seguir na contramão do desânimo – vai encontrar brechas de tempo livre no seu dia-a-dia e aumentar a regularidade das postagens. Isso trará surpresas boas para você e seu leitor!

E tenha sempre, no mínimo, um mês de conteúdo produzido à sua frente. Se você pretende postar uma vez por semana, comece seu blog com um post no ar e 4 na reserva. Eles garantem a sua regularidade em períodos difíceis, onde o estresse e a correria nos deixam sem tempo pra nada. E seja disciplinado – ao usar um dos posts da sua reserva, programe-se para supri-la o mais rápido possível.

Claro que tudo isso não é segredo nem garantia de sucesso para blog nenhum, mas são informações que, creio eu, tornarão o trabalho do blogueiro – seja ele um curioso que gosta de escrever, ou um empreendedor online montando um novo negócio – muito mais fácil, divertida e empolgante!

Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site – http://bloginmidia.com.br – ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, montando blogs para dividir seus conhecimentos e experiências.

Obrigado, Henrique.

  • Luís
    Responder
    Author
    Luís

    Texto muito bom, Paulo.

    Velho, aproveitando a deixa, explica pra mim e pra galera como funciona o lance da Exosphere, por favor.

    Valeu!

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      opa, coincidência! Acabei de responder teu email. Nos próximos dias sai um texto por aqui para apresentar à galera ;)

      Abração Luís!