• Share on Google+

Pergunta: Um tópico totalmente diferente – gerenciamento do tempo – como pessoas podem se manter ativas nas mídias sociais e sanas ao mesmo tempo?

Eu acho que se trata de pessoas e pessoas. Algumas pessoas estão gastando dez minutos, algumas pessoas estão gastando dez horas por dia nas mídias sociais.

Eu acho que há piores maneiras de gastar seu tempo do que no social. Você está engajando com pessoas, você está criando conteúdo e você está falando com seu consumidor final ou seu parceiro de negócios-para-negócios, ou com alguém de quem você está aprendendo.

Eu argumentaria pesadamente que o tempo que tem sido alocado para uso social vem do que qera gasto com televisão e as pessoas estão se beneficiando disso. As pessoas estão dizendo, aw, você está gastando todo o seu tempo no Facebook, ou todo seu tempo no Twitter, eu gostaria de entender o que a pessoa faz com aquele tempo.”

Trecho de entrevista feita pelo Huffington Post com Gary Vaynerchuk, a referência mundial sobre uso de mídias sociais. Claro, na conversa, quando ele fala de indivíduos, ele fala de indivíduos gerenciando negócios online e não uma pessoa qualquer gastando tempo improdutivo no facebook.

O papo dele é sobre como negócios devem investir mais em mídias socias e engajamento com clientes/consumidores/fãs. Ainda assim achei um quote válido pela parte final que destaquei: se você ficasse livre agora de seu vício com o facebook (ou whatsapp, ou orkut, o que seja), com o que você estaria gastando seu tempo?

A resposta dessa pergunta pode ajudar a resolver seu problema. Muitas vezes é mais fácil correr em direção a algo (objetivo), do que tentar ficar fugindo das distrações. Por exemplo, essa semana deletei o app do facebook do meu celular (e todas as outras redes exceto twitter), porque estava ficando completamente preso: acordava, checava o loop -> whatsapp, email, facebook, twitter, instagram, snapchat, reddit.

Serviu como uma alerta fortíssimo para eu sentar, revisar as metas dos projetos e voltar a focar.

E você, está fugindo para onde?