• Share on Google+

Todo mundo quer implantar um hábito novo. Seja ele fazer uma atividade física, largar um vício, comer de forma mais saudável, fugir de distrações… o princípio é o mesmo e requer disciplina. É difícil no começo, você tem que lidar com muitos impulsos quer surgem, mas eventualmente consegue estabelecer o hábito.

Recentemente descobri um pequeno detalhe que ajuda no processo. Digamos que você quer começar a correr todos os dias depois que chega em casa. Sabe o que facilita? Deixar, logo pela manhã, a roupa de corrida no banheiro, de modo que quando você saia do banho, dê de cara com uma ela. Uma vez que você a coloca, bem, você tem que ir correr.

Peguemos outro exemplo: produtividade. Vamos dizer que você fique perdido com distrações, seja na internet ou fora dela, e não consegue se concentrar para fazer seu trabalho. O que fazer? Ir para uma biblioteca que tenha wifi levando seu notebook. Lá, você usa o ambiente para te motivar a fazer o que tem que ser feito.

De um modo geral, o raciocínio é diminuir a barreira entre você e seu hábito. Quer ler mais? Deixa um livre em cima do travesseiro; todas as noites antes de dormir, você lê um capítulo. Quer largar os refrigerantes? Encha a geladeira de sucos.

O que realmente tem funcionado para mim é a mundaça de ambiente para produzir. Se eu quero estudar, mesmo que seja no notebook, eu vou para uma biblioteca. Desse modo, em meu cerébro fica bem dividido o local de trabalho e o local de descanso.

E você, quais pequenas dicas pode dá que facilitem a implantação de um hábito?

 

  • Roberto Patzlaff
    Responder
    Author
    Roberto Patzlaff

    Muito Bom..O que pode ajudar também eu indico é técnicas de PNL. Programação Neurolinguística pode ajudar a mudar hábitos…mudar crenças que muitas vezes nos limitam….Conheça a ti mesmo e transforme seu mundo….Forte Abraço…rbrasilconsultoria.com.br….Roberto Patzlaff…..

  • Muriel Fiorese
    Responder
    Author
    Muriel Fiorese

    Acho que é bem mais fácil aderir novos hábitos em conjunto de outras pessoas que também querem mudar, academia é um bom exemplo, é bem mais legal quando vai com um amigo(a) (desde que ele não puxe umas 10 barras a mais que você kkkk).

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      Amigo ajuda quando não atrapalha. Quer dizer, não dá para depender da outra pessoa, mas é sempre legal fazer coisas juntos