Análise histórica e prática de “A arte da guerra”

Análise histórica e prática de “A arte da guerra”
8 Flares Twitter 3 Facebook 4 Google+ 1 LinkedIn 0 8 Flares ×

A Arte da guerra é de longe o mais lido e comentado livro sobre estratégia de todos os tempos. Contém os ensinamentos de Sun Tzu (foi escrito por um aluno), estrategista da China antiga. Há muitos insights interessantes nele, mas é um livro que per se já foi muito abordado, tornando quase que um clichê.

O que não se é muito comum é estudar a aplicação direta dos conhecimentos de Sun Tzu nas guerras. Uma vez que na atualidade os conflitos se resolvem de outras maneiras (mesmo quando há guerras, a base do conflito se dá de um modo tecnológico), é bem raro ver um estudo acessível da aplicação dos princípios desse estrategista chinês nos campos de batalha.

Felizmente, me deparei com um documentário muito bom do History Channel, tratando exatamente disso. Além de falar um pouco sobre o livro em si, eles fogem do lugar comum das abordagens tradicionais, analisando algumas batalhas na história da humanidade, procurando compreender os motivos do sucesso/fracasso sob a ótica de Sun Tzu.

Muitas batalhas são abordadas, a maioria envolvendo os EUA: Guerra do Vietnã, 2º Guerra Mundial, Guerra Civil Norte-americana, dentre outras. É um estudo interessante pois além de te dar uma noção de estratégia, te traz conhecimento histórico valoroso, principalmente como referência de batalhas importantes para estudo futuro.

Organizei uma playlist com os dez vídeos no youtube, duração geral de uns 140 min. Aproveite uma tarde e veja todos em sequência. O áudio em português está muito bom.

ps: Não comecei com minha abordagem desse livro, pois dei preferência a outros menos comuns que possam gerar insights igualmente raros. Muito mais por vir.

8 Flares Twitter 3 Facebook 4 Google+ 1 LinkedIn 0 8 Flares ×