• Share on Google+

A relação das pessoas com o trabalho é algo engraçado. De um modo geral, a consciência coletiva é ganhar a maior quantidade de dinheiro com o menor esforço possível. Baseado nesse pensamento, muita gente começou a vender produtos prometendo a ideia do “ganhar dinheiro com a internet”.

Realmente, lendo assim, parece algo fácil, que você poderia fazer do computador da sua casa, sem formação nenhuma e com promessa de muito dinheiro do dia para noite. Tudo isso, claro, não existe. Com o tempo, a ideia de ganhar dinheiro com a internet passou a ser sinônimo de golpe e coisas do tipo.

Mas não é bem assim. Há muita gente no mundo ganhando dinheiro legalmente pela internet; muitos deles, denominados lifestyle designers, ainda fazem coisas como viajar pelo mundo enquanto trabalham a partir de seus laptops. Como isso é possível?

É fundamental lembrar que a internet é uma plataforma e não um fim em si. Então, se você quer começar seu próprio negócio, ele vai ter muitas semelhanças com um negócio tradicional, como modelo de negócios, metas, proposição de valor, canais de distribuição, etc.

Assim como qualquer negócio, você terá concorrentes (exceto raros casos), terá que chegar ao consumidor, deverá oferecer muito valor e ter uma abordagem diferenciada. Só muda em tudo isso o como.

Quais são os tipos negócios mais comuns na Internet?

Você pode ganhar dinheiro de incontáveis formas, mas os modelos de negócio mais comuns são:

1. Marketing de afiliados

Construir um website em algum nicho > Ganhar autoridade > Propaganda de produtos de terceiro.

Geralmente, começa com você abrindo um website (blog). Você começa a escrever conteúdo de qualidade que realmente resolve o problema das pessoas naquele nicho. Com o tempo, você vai ganhando tráfego e autoridade (as pessoas passam a te respeitar quando se trata daquele tópico).

A partir de então, você começa a colocar links no site direcionando para produtos de terceiros, de modo que se um leitor comprar algo através do link em seu site, você receberá uma comissão na transação.

Esse é geralmente o caminho mais adequado para iniciar, requer habilidades como SEO, copywriting, conhecimento dentro do segmento do mercado.

2. Venda de produtos informacionais

Pesquisar uma audiência existente com um problema definido> Elaborar uma solução (ebook, video curso, mp3s) > Construir página de venda

Aqui, você busca por um problema para resolver. Pode ser qualquer coisa, mas o mais interessante é buscar uma audiência com perfil financeiro adequado ao preço que você quer cobrar e com o costume de comprar pela internet.

Uma vez que você tenha um problema monetizável que você saiba resolver, você constrói um produto na forma mais adequada, que fique fácil para o comprador fazer o download (ou acessar, caso seja um fórum) e coloca à venda.

Para atrair tráfego (possíveis compradores) para seu site, é comum criar blogs associados ao site de venda, de modo que possa se criar um tipo de autoridade ao redor do tema.

Habilidades: Conhecimento técnico do problema (necessidade ainda maior do que no caso anterior), conhecimento sobre SEO, copywriting, adsense, facebook ads.

3. Ecommerce (demais produtos)

Pesquisar uma audiência existente com um necessidade (existente ou que seria razoável criar) > Manufaturar o produto > Construir página de venda

Esse ponto é uma extensão do caso anterior. Aqui, você cria um produto físico ou modela um que já existe, e tenta encontrar alguém que queira comprar (não nessa ordem, necessariamente).

Aqui vale qualquer coisa, geralmente são produtos personalizados dentro de um segmento, como camisas, canecas, acessórios de um time, por exemplo. Mas nada impede que seja algo bem amplo, como máquinas portáteis de churrasco. A chave para o sucesso é encontrar o nicho com uma maior taxa de retorno.

Habilidades: Manufaturamento (pode ser terceirizado) do produto, pesquisa de keyowords e nichos, atendimento ao cliente, conhecimento sobre canais de distribuição, etc.

4. Publicidade

Construir um site > otimizar ele com técnicas SEO > Receber grana por cliques em anúncios

Esse aqui é bem específico para quem quer virar PRO em otimização de sites para os mecanismos de busca. Depois do site construído, você ganhará dinheiro baseado no número de cliques que você receber nas propagandas que você instalar.

Aqui, seu site poderá ser de qualquer tipo, embora algumas pessoas escrevem só blablabla, colocam no site e usam as técnicas já conhecidas para otimizar. NEsse caso, não é necessário de ser uma autoridade no tópico, mas só levar as pessoas a clicarem nos anúncios do site.

Habilidades: SEO, adsense, otimização in-page.

Algumas observações:

  • Claro, esses são apenas os modelos de negócios mais comuns. O que você vê frequentemente é uma mistura de mais de um tipo acima no mesmo site. Por exemplo, um iniciante começa com marketing de afiliados, vendendo produtos dos outros, até que decidi criar o próprio e colocar à venda no mesmo site.
  • Nenhum dos caminhos acima vai trazer dinheiro da noite para o dia. Provavelmente, você irá perder muito tempo e algum dinheiro até conseguir ganhar o primeiro real. Mas vai valer a pena; já se imaginou trabalhando com o laptop no colo em algum hotel numa ilha semi-deserta no pacífico? Bem, eu já.
  • Como ficou fácil notar, a maior parte das habilidades requeridas estão relacionadas com marketing. Conhecimento técnico você pode sempre terceirizar (embora seja interessante, enquanto fazendo bootstrapping, saber fazer o basicão), mas a alma do seu negócio é encontrar o cliente, oferecer valor para ele e receber dinheiro por isso. A resposta está no marketing.

Há outras maneiras de ganhar dinheiro com a internet, claro. Oferecer consultoria ou fazer trablahos freelancers são apenas algumas delas.

E você, já vive da renda de trabalho online? Tem alguma experiência? Compartilha conosco!

  • Coletânea de Recursos Para Melhoria de Vida | Estrategistas
    Responder
    Author
    Coletânea de Recursos Para Melhoria de Vida | Estrategistas

    […] Use a internet como plataforma para construir seu negócio […]

  • Acelerado Sua Jornada para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi
    Responder
    Author
    Acelerado Sua Jornada para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi

    […] Por exemplo, se você quer criar uma ONG na sua cidade, você pode viver com uma jornada de trabalho menor, de modo a ter mais tempo contíguo livre. Por ser na sua cidade, onde supostamente você já está estabelecido, tem casa, etc,pode optar por um salário menor, se for o caso. Se o objetivo é viajar o mundo, trabalhar remotamente é uma saída, assim como abrir empresas baseadas na internet. […]

  • Rafael Sillas Kaizer
    Responder
    Author
    Rafael Sillas Kaizer

    como funciona