Coletânea de 13 Ensaios Para Melhorar Sua Vida

Um dos maiores questionamentos das pessoas que entram em contato por email é “como descobrir o que se quer fazer na vida”. Elas estão perdidas, em empregos ou carreiras sem significado, e estão em busca de um novo caminho para seguir.

Enquanto que Eduardo e eu passamos por uma mudança parecida, nossa metamorfose foi mais relacionada ao modo de caminhar (estilo de vida) do que à direção em si. No final do dia, ninguém pode dizer como você vai resolver seu problema, sua situação específica.

O que eu escrevi ao longo dos anos foi uma série de posts que podem ajudar no caso geral, focados em melhoria de vida. Eles falam de como não saber o que fazer não é desculpa para inação, como começar a agir, os modos de ganhar dinheiro na internet e afins. Abaixo eu fiz a coletânea desses posts importantes para referenciar a qualquer pessoa passando por esse problema (não vou mais responder a esse tipo de pergunta por email).

Sem ordem de prioridade:

“É totalmente normal e não uma coisa ruim não saber o que você está fazendo. Apenas, comece a construir de todo modo, com a expectativa que você vai descobrir. Você vai descobrir. E uma vez que você descobrir, você ficará feliz por ter construído recursos, ter adquirido habilidades, ter se conectado com gente do bem e ter feito coisas boas”

Não sabe o que está fazendo da vida?

 

“Imagine que você acordou hoje e descobriu sua maior paixão. Assim, do nada, você levantou da cama e simplesmente soube o que você queria fazer da vida; o que te deixaria feliz. E tudo deu certo, porque você já tinha dinheiro para se manter e poderia se dedicar exclusivamente a cumprir “seu chamado”. O que aconteceria nesse cenário? Como você se sentiria?”

Imagine.

 

“O que pouca gente sabe, no entanto, é que além de limitada, ela acaba rápido. Então se você está de dieta e está se controlando para não comer o chocolate que está na geladeira, terá menos (ou nenhuma) força de vontade para começar a estudar antes de dormir (o hábito que vai vir a falhar).”

O Poder do Contexto

 

 “É fundamental lembrar que a internet é uma plataforma e não um fim em si. Então, se você quer começar seu próprio negócio, ele vai ter muitas semelhanças com um negócio tradicional, como modelo de negócios, metas, proposição de valor, canais de distribuição, etc. Assim como qualquer negócio, você terá concorrentes (exceto raros casos), terá que chegar ao consumidor, deverá oferecer muito valor e ter uma abordagem diferenciada. Só muda em tudo isso o como.”

Use a internet como plataforma para construir seu negócio

 

“Eu já falei um pouco sobre como podemos utilizar a internet como plataforma para negócios, mas foi um texto mais leve e conceitual. Hoje, quero me aprofundar nos porquês e nos métodos mais comuns para se tornar um empreendedor online.”

Como Virar Um Empreendedor Online e Trabalhar de Qualquer Lugar do Mundo?

 

“O objetivo desse artigo é igualar o campo para você, sem diploma superior, mestrado ou MBA, sem gerar débito estudantil. Você pode conseguir esses diplomas por outras razões (se você sentir que vai enriquecer sua vida, por exemplo). Mas nunca mais sinta que eles vão te dar uma vantagem massiva numa busca por empregos ou numa oportunidade econômica. Para sua busca tradicional de emprego, essas vantagens são muito superestimadas. Elas podem ser contornadas e superadas.”

Como Obter Sucesso Sem Diplomas

 

“Que você vai ter dias ruins, quando não vai produzir nada, isso não é mistério. Acontece comigo, acontece com Bill Gates, Zuckerberg, Richard Branson e com todo mundo que está buscando mais da vida. O ‘pulo do gato’ aqui é: como fazer para garantir que nos dias bons você produza o máximo e nos dias ruins você não faça nada estúpido que vá estragar seus bons hábitos? O segredo, senhoras e senhores, é a criação de sistemas.”

Como Criar Produtividade de Maneira Sustentável?

 

“E se a sua meta for realmente importante, tanto que você queira alcançá-la não importa o quanto a sua natureza humana tente te sabotar? Existe alguma maneira de garantir que você cumprirá os seus objetivos? A mitologia Grega tem uma história que te mostra como conseguir isso.”

O Que o Pacto de Ulisses Pode Te Ensinar Sobre Alcançar Seus Objetivos

 

“Você já teve aquela sensação de acordar, passar o dia inteiro se movendo para lá e para cá, fazendo “coisas importantes”, se mantendo ocupado e, no final do dia, não ter produzido nada de efetivo? Daí você olha para trás e fica sem entender: “como assim eu não produzi nada? Eu passei o dia todo ocupado!”.

Como Rastrear o Tempo Para Aumentar a Produtividade

 

“Um dos emails mais comuns que eu recebo é de pessoas perguntando como aumentarem o foco e serem mais produtivas. Literalmente, elas perguntam como obter foco e aumentar a produtividade numa só frase. Imagine só, colocar dois dos maiores problemas da humanidade hoje em uma só pergunta e esperar por uma resposta. Ingênuo, no mínimo.”

Treinamentos como respostas para perguntas complexas

 

“Assumir a responsabilidade por tudo não se trata de ficar paranoico e se lamentar por tudo o que acontece de errado, mas simplesmente parar de jogar a culpa no destino ou acaso. Chegou atrasado? Culpa do trânsito. Não, a culpa foi sua que não se planejou bem o suficiente para levar em consideração o fator trânsito. Bata no peito, assuma responsabilidade mesmo pelo acaso e você estará sempre melhor preparado da próxima vez.”

Como a Responsabilidade Funciona

 

“Vou te recomendar 5 livros. Ia colocar uma lista de 20 (um mentor já me falou de 100, por ex), mas 5 está bom. Você lê e volta aqui para irmos discutindo cada um deles. Acredito que vão te ajudar a construir a vida que voce deseja. Não precisa ter um kindle para lê-los, você pode comprar na Amazon e ler no celular ou no próprio computador. Alguns são extremamente baratos (3 reais), outros possuem versao em pt se quiser comprar fisico ou pegar emprestado.”

Tenho 23 anos e não sei o que fazer da vida

 

“Está cansado de planejar e quer começar a fazer? Eu também já estive assim. Tinha tanta coisa legal que eu queria fazer, mas nunca conseguia tirar as ideias do papel. Para começar, eu não sabia o que fazer com minha vida. Estava perdido entre as várias opções possíveis. Depois, tinha muita dificuldade em parar de planejar e começar a ação.”

Como Parar de Planejar e Começar a Fazer?

 

Paulo Ribeiro

Autor, empreendedor, amante do aprendizado e um estrategista moderno. Escreve sobre estratégias para viver uma vida melhor e mais significativa.