• Share on Google+

“O que é medido, é concluído” Peter Drucker.

Bem, se você é como a maioria das pessoas, provavelmente não tem muito tempo sobrando. E se tivesse um tempinho sobrando, provavelmente iria fazer uma atividade física, relaxar um pouco, melhorar o hábito de leitura entre outras atividades mais prazerosas que somente estudar. E se eu te dissesse que você pode ganhar essas horas extras, de forma fácil e sem comprometer seu desempenho no trabalho e em casa?

Você já pensou quantas horas gasta em facebook, twitter, gmail, 9gag, jogando, ou somente navegando sem rumo na internet? Bem, eu não sei quantas horas você gasta, mas eu sei que você pode saber, e com isso, pode escolher melhores formas de gastar seu tempo. O RescueTime é a solução.

O Rescue Time é um aplicativo que funciona em qualquer computador de forma bem simples. Ele fica rodando o tempo todo em segundo plano, rastreando tudo que você está fazendo. Depois de uma semana, te manda um relatório bem detalhado do que você fez com o seu tempo. Nesse relatório, tem a lista de sites que você navegou, quais programas usou, quão produtivo você foi comparado com a média de utilizadores do programa etc.

A magia do RescueTime está em você ver, de forma clara, quantas horas você gasta com atividades que não lhe acrescentam em nada. Eu falo de experiência própria, depois que eu vi que gastava mais de 10 horas semanais no facebook. A primeira reação foi desativar minha conta. Depois vou postar aqui como foi a experiência de passar três meses sem facebook.

Pois bem, se você está se achando sem tempo para suas atividades, eu recomendo instalar agora o RescueTime, e começar a cortar as atividades que não lhe agregam nada. Aposto que com as horas a menos gastas com facebook, twitter e outros sites, você vai ter tempo de sobra para fazer aquela atividade física ou começar o projeto que está na gaveta há meses.

Edit: Estou linkando um tutorial com mais informações sobre o programa. Mas qualquer dúvida, é so perguntar nos comentários.

  • Marcello Dundi
    Responder
    Author
    Marcello Dundi

    Muito importante este artigo. Acaba que mostrando o quanto estamos ociosos. A dúvida é a seguinte, mesmo antes de baixar o programa, gostaria de saber se as análises descontam o período que o computador fica ligado, porém sem atividade do usuário.

    Abraços e sucesso.

  • Pesquisa: Economia da Atenção | Oficina de Jornalismo
    Responder
    Author
    Pesquisa: Economia da Atenção | Oficina de Jornalismo

    […] é programa de gerenciamento de atenção, um análogo aos programas de gerenciamento de tempo. RescueTime pode rastrear quando você gasta muito tempo no facebook. Ele não pode rastrear quando você lê […]