A grande vantagem de ter metas de curto/médio prazo bem-definidas é que você sente o tempo passar. Você observa a realidade e compara com seus planos: estão parecidos? Eu agi efetivamente para torná-los parecidos? Esse é um ponto muito positivo e te impede de acordar aos 50 e se perguntar “aonde foi minha vida?”.
Essa semana 2 foi um caos. Eu escorreguei em vários pontos, que discutirei a seguir, para evitar cometer os mesmos erros (afinal de contas, esse é o objetivo da coisa toda). Eu tentei fazer um pequeno relato dos dias em si, mas ficou ruim, pois foram bem fracos (e houve dias nos quais não rastreei o tempo). Vamos pular para a parte do que aprendi.
Mesmo com as atividades gerais fora do trilho, não deixe de fazer suas obrigações diárias.
Por exemplo, se o dia foi improdutivo no trabalho, mas você chega em casa e se comprometeu a tocar uma hora de violão todo dia, vá lá e toque. O fato de uma área ter desandado não implica que a outra deva ser do mesmo jeito.
Vou usar esse mindset para voltar à rotina de programação diária.
Conectar-se com pessoas na internet é mais difícil e mais fácil do que parece.
Uma das minhas metas para o desafio foi entrar em contato com uma pessoa diferente por dia. Na teoria parece fácil, mas não é. Você não vai chegar numa pessoa randômica e mandar um email sem sentido; isso não funciona. O ideal é você entrar em contato com pessoas depois de seguir o trabalho delas por algum tempo, seja um blog, seja um livro, etc. Então, há “um custo” associado a cada pessoa com quem você entra em contato, tornando a atividade não trivial.
Para facilitar, sempre que encontro alguém interessante com site, eu jogo o endereço no meu leitor RSS na pasta “Pessoas”, de modo que, com o tempo, eu as conheça um pouco melhor para iniciar a conversação.
E por que eu disse que era também uma atividade fácil? Uma vez que você conheça suficiente número de pessoas, sua rede de contatos vai atrair mais gente. Se você desenvolve algum tipo de projeto legal, as pessoas vão entrar em contato com você. O exemplo disso está aqui: muitos leitores do blog entrando em contato, o que é ótimo.
Também tenho um site pessoal, então basta você fazer um comentário legal em um texto (de modo que o autor do texto veja que você entendeu o que está escrito e está realmente a fim de conversar sobre aquilo), que o dono do site entra em contato contigo. Isso aconteceu algumas vezes essa semana.
Foco na Semana 3
Revisando as áreas, vejamos qual o foco para semana 3:
Pessoal
- Manter o rastreamento do tempo e o planejamento do dia na noite anterior
- Entrar em contato com uma pessoa diferente por dia – Essa meta aqui precisa ser alterada de frequência, como expliquei acima
- Escrever 1000 palavras por semana – Escrever o dobro, para compensar semana 2
- Manter os parceiros de “accountability” – Indo bem, estou agora em dois grupos de conversa (o nosso e outro, com pessoas do mundo todo)
Negócios
- Reativar o projeto de internet marketing parado e publicar o próximo da fila – Não é foco essa semana
- Lançar meu produto digital que está em espera (conseguir pelo menos 30 clientes) – Foco essa semana. Concluir semana 3 com ele no ar.
- Fazer pesquisas de mercado semanais para novas oportunidades em potencial (12 relatórios no total)
- Concluir o produto beta da start-up – Não é foco essa semana.
Aprendizado
- Usar 2h/dia para programar – Esse vai ser bem difícil de alcançar, pois algumas atividades da universidade vão tomar meu tempo livre.
- Lançar um webapp simples do zero: design e backend (a decidir) – Não é foco essa semana.
E você, como está o desenvolvimento do desafio?
Força aí, Paulo. Estou acompanhando o desafio e lendo todos os textos do blog (sou novo aqui…). Muito bom!
Abraços,
Luís;
Opa, obrigado Luís!
Se você gostar de empreender, esse texto vai te interessar.
Se faz faculdade ou quer mudar de trabalho, dá uma olhada nesse.
Vamos conversando.
Abração
Já sou formado e pretendo empreender sim :)
Valeu, Paulo.
Força aí!
(NOTA: terminei de ler todos os textos do blog, nota dez!)