• Share on Google+

Hoje tenho uma dica rápida, mas muito eficiente. Você conhece a Lei de Parkinson? Ela afirma o seguinte:

“O trabalho expande-se preenchendo o tempo alocado para sua realização”

Ou seja, se você tiver uma tarefa que demoraria 30 minutos para fazer, mas o seu prazo é de um dia, você provavelmente terminará ela em um dia. Se tiver uma reunião, que poderia ser feita em 10 minutos e você aloca 1 hora para ela, 1 hora será gasta.

E porque isso acontece? Quando você tem menos tempo para realizar uma tarefa, você tende a ser mais objetivo, ter menos distrações, foca em simplesmente terminar a tarefa. Quando o prazo é maior que o tempo da tarefa, subconscientemente ou conscientemente, você sabe que a tarefa só precisa de pouco tempo para ser resolvida. Ou seja, se lhe dão 3 dias para fazer uma tarefa, porém você sabe que ela só precisa de 2 horas, provavelmente você vai deixar para fazer a tarefa nas ultimas 2 horas do prazo.

Por que é importante conhecer a lei de Parkinson?

Bem, ela vai ajudar a gerenciar melhor seu tempo e suas atividades a serem feitas. Por exemplo, para escrever esse texto, eu aloquei 30 minutos, já com o tempo da revisão. Se eu não tivesse alocado tempo algum e fosse escrevendo de forma solta, eu provavelmente iria checar o facebook, colocar uma música para tocar, ver um site de notícias, responder e-mails, etc; mas, saber que só restam 10 minutos para terminar, me faz não sair dessa página.

O interessante da lei de Parkinson é que ela foi estendida para outros campos e virou uma regra geral. Alguns exemplos de outras áreas que podem ser explicadas pela Lei:

O armazenamento de arquivos:

“A quantidade de arquivos guardados se expande junto com o tamanho do armazenamento”

Ou então, em relação a gastos e orçamento:

“A despesa se expande junto com a quantidade de renda.”

A mensagem que eu quero deixar aqui é: Antes de fazer uma atividade, limite um tempo, e faça nesse tempo. Claro que no começo você pode errar, e levar mais tempo do que tinha alocado. Mas mesmo assim, só o fato de alocar um tempo e tentar realizar a tarefa nesse tempo vai fazer maravilhas no seu gerenciamento de tempo.

  • Felipe Pereira
    Responder
    Author
    Felipe Pereira

    É verdade! Tanto que eu estava trabalhando e acabei parando aqui! :)

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Pelo menos é uma distração de qualidade! ;D

      Abração

  • Paulo R. Ribeiro
    Responder
    Author
    Paulo R. Ribeiro

    Tá aí, eu conhecia a Lei de Parkinson mas não costumava alocar tempo para atividades. Principalmente para escrita: tendo a me dispersar bastante.

    Uma ampliação da lei de Parkinson que costumo fazer é:

    “A demanda por uma grandeza valiosa e razoavelmente escassa tende a se expandir para comportar a oferta.”

  • Mariane Silveira
    Responder
    Author
    Mariane Silveira

    Estava precisando de algo assim! Tenho problemas com gerenciamento de tempo. Sempre deixo tudo para a última hora, ainda mais quando é algo que não estou muito disposta a fazer. Mesmo lendo vários artigos sobre como ser mais produtiva, fazendo listas de tarefas, colocando na agenda, tendo a procrastinar.
    Mas nesse caso é diferente. Começarei a aplicar sua dica o mais rápido possível. Obrigada Paulo!