• Share on Google+

Quando eu era mais novo, eu sabia que não queria uma vida normal, mas eu não sabia o que queria.

Eu pensei a respeito e decidi que começaria construindo habilidades, recursos, experiências e mobilidade. Eu percebi que eventualmente eu iria descobrir o que queria e então, meu eu do futuro ficaria feliz por meu eu atual ter conseguido dinheiro, aptidões, recursos e contatos.

O que segue é um conjunto de conselhos gerais:

  • Comece a estudar e desenvolva seu próprio sistema ético
  • Faça bons amigos, conselheiros e mentores que são pessoas fortes e decentes.
  • Aprenda habilidades universalmente úteis
  • Consiga alguns títulos (graduações, cursos, etc.)
  • Aumente seu crédito no mercado (habilidade de levantar dinheiro, financiamento)
  • Estude história para saber o que é possível
  • Estabeleça bons hábitos que levaram você pela vida
  • Se torne saudável e em forma
  • Aprenda como pensar

… daí em diante.

Aqui estão algumas coisas que eu recomendo, sem ordem de prioridade:

Leia o livro Musashi, por Eiji Yoshikawa

Esse é um dos meus livros favoritos e vai te ajudar a desenvolver seu sistema ético e aprender sobre como canalizar talento bruto. Também é muito bom e divertido de ler.

Aprenda sobre racionalidade e sobre como funciona o pensamento humano.

Você precisa aprender a pensar melhor.

Vá a Wikipedia semanalmente e pesquise um líder ou uma era histórica e leia.

Eu gosto do Japão da era Sengoku e acho que Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu são boas pessoas para se estudar. Eu gosto de Roma e Inglaterra. A Itália renascentista é boa também. A fundação dos EUA é uma leitura interessante. Shah Janhan, Saladin, o profeta Muhammad, todos bons. Zhuge Liang e Sun Tzu. A restauração Meiji no Japão. Os cavaleiros teutônicos, fundação da Prússia e como este se tornou um país de guerra. Napoleão Bonaparte e o Duque de Wellington. John Rockerfeller, Cosimo Medici, Lorenzo Medici, Meyer Rothschild, todos bons para estudar. Há muito mais também.

Não se sinta sobrecarregado pela lista, só coloque ocasionalmente um nome ou era na Wikipedia e comece a aprender. Você não sabe o que é possível a menos que estude história. Também, a maioria dessa lista é de homens de estado e de negócios, mas há muitas outras pessoas de outros campos para conhecer também (embora você provavelmente não deveria imitar os “artistas puros” – pessoas que fazem arte além de outras coisas, como Thomas Jefferson, tendem a se sair bem. Mas artistas puros frequentemente têm uma vida miserável, então você não quer começar a imitá-los… não vale a pena)

Se você está na universidade, pague cadeiras de contabilidade.

É muito útil, mas é muito chato para aprender sozinho. É provavelmente o curso que melhor se encaixa com o atual sistema universitário.

Aprenda contabilidade.

Comece aprendendo habilidades sociais gerais

Eu recomendo o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas“, mas não leia ele de capa à capa. Ao invés disso, leia um capítulo por semana e então pratique as ideias. Foi isso que eu fiz e vi uma massiva melhora.

Aprenda a negociar. Leia 4-5 livros em negociação

Eu acho que “Crucial Conversations” é o melhor para você começar. Fique confortável com a barganha, mas saiba que boas negociações transcendem MUITO isso.

Nunca, nunca, nunca, nunca entre em dívidas

Simplesmente não faça isso. Se você tem dívidas (como empréstimos para faculdade, cartões de crédito etc), pague elas assim que possível. Eu acho que débito para educação é uma má ideia e que universidades exploram os jovens que não entendem o valor do dinheiro ainda, mas eu sou minoria nisso. Se você estiver em dívidas, absolutamente não compre brinquedos ou gaste em festa até que seu débito seja pago.

Débito aleija a habilidade do homem de fazer o que ele quer com a vida dele. Fique longe a tudo custo.

Treine para fazer aritmética rápido

Há mais valor em saber somar, subtrair, multiplicar, dividir e fazer porcentagem rápido do que em qualquer outro tipo de matemática.

Você nunca vai se dar mal por aprender uma linguagem de programação.

Há excelentes cursos gratuitos introdutórios na área. Comecei com esse do Udacity, que tem legenda em português e parta dali para outros.

Aprenda a digitar rápido.

Você vai gastar muito tempo digitando em sua vida. Você tem que aprender a digitar sem ter que olhar para suas mãos.

Leve em consideração fazer artes marciais.

Eu recomendo Krav Maga, mas há uma boa discussão nesse sentido e vale a pena conhecer outras artes.

Comece a ler tudo que puder sobre nutrição e treinamento.

Não se preocupe com suplementos por ora, eles não fazem muita coisa a menos que você faça o feijão-com-o-arroz bem feito. Estude as seções sobre perder gordura e ganhar músculos, de modo que você entenda como fazê-lo. Gradualmente melhore seu condicionamento físico.

Toda manhã, eu alongo e faço agachamentos. Normalmente faço uma longa caminhada, nado, faço escalada ou levanto pesos 3-4 vezes por semana. O tempo requerido para fazer exercicíos é mais do que recompensado por ter que dormir menos, ter mais energia e pensar mais claramente.

Se você tentar se tornar excelente, pessoas normais vão te julgar.

Que se explodam. Sério. Eu gradualmente larguei drogas, bebidas, tabaco, refinei minha dieta, larguei o açúcar, etc, etc – o tempo todo eu ouvi um desencorajamento e merda das pessoas. Quando eu larguei o ensino médio, eu ouvi um desencorajamento e merda das pessoas. Quando eu larguei a universidade para construir uma empresa, ouvi um desencorajamento e merda das pessoas. Quando eu comecei a viajar, eu ouvi avisos e desencorajamentos e lixo.

Se você tentar se tornar excelente, você vai constantemente ouvir avisos, desencorajamentos e porcaria. Ouça um pouco se a pessoa parece que sabe o que está falando, mas não desencoraje. Se você está tentando ser expansivo e eles estão dizendo para você ser cauteloso, eles provavelmente estão errados e você, certo. Ninguém diz isso, então ficarei feliz se você me mandar um email, daí eu te digo.

Que se explodam.

Elas não são pessoas más, per se, mas pessoas fazem coisas terríveis. Eu larguei açúcar e comecei a comer coisas saudáveis e as pessoas queria me arrastar de volta, “vamos lá, só um pedaço de pizza… é apenas um pedaço de bolo” – Eu ainda não consigo explicar por que as pessoas fazem isso, mas acho que é para proteger as identidades delas. Enquanto você se torna excelente, você mostra a eles o que eles poderiam ser e isso incomoda eles. Visceralmente. Então não fique chateado, sua excelência machuca as pessoas de alguma maneira. Espere constante desencorajemento de pessoas normais.

Eventualmente construa seu círculo social com pessoas ambiciosas, expansivas, legais, caridosas e incríveis, e então você será bem sucedido. Então sim, desencorajamento, avisos e besteiras? Todos nós temos na estrada para o sucesso. Não leve muito a sério. Não odeie pessoas por fazerem isso, mas também não desista.

Eu recomendo fortemente que você comece a rastrear seu tempo para ver no que é que dá.

Para saber o que é rastreamento de tempo e como fazer, dá uma olhada nesse post.

Comece a preencher seu tempo morto.

Traga um livro ou um áudio com você enquanto estiver correndo, no trânsito, coisas do tipo. A vida é preciosa, ou relaxe explicitamente ou faça algo valoroso. Então ou respire algumas vezes e realmente relaxe no tempo morto, ou leia, ou ouça a um áudio.

Definitivamente comece a ouvir áudios.

Isto é show, você pode pegar grandes lições sem adicionar tempo para isso. Audiolivros, programas em áudio, podcasts. Ouça enquanto caminha, enquanto faz compras, enquanto espera na fila, coisas do tipo. Isso converte tempo morto em tempo bom. Eu recomendo o “Brian’s Tracy- O fator sorte”- provavelmente meu favorito programa. Tony Robbins é bom também. Há algums bons podcasts, como 37Signals.

Respire fundo algumas vezes uma vez por dia.

O custo disso é trivial e os resultados são muito bons comparados com o custo energético. Você se sentirá mais alerta, desperto, forte e saudável.

Essas são algumas linhas gerais para o que fazer se você não tem certeza do que quer. Comece a construir habilidades, conseguir credenciais, dinheiro, contatos. Estude história para ver o que é possível. Estude racionalidade para aprender a como pensar. Aprenda habilidades práticas, como fazer aritmética rápido, digitar rápido, socializar com as pessoas, negociar. Estabeleça bons hábitos.

Isto tudo preparará você para ser realmente excepcional uma vez que você tenha uma excelente missão ou objetivo no final da estrada. Uma vez que você descobrir o que quer, você ficará feliz por estar preparado.


Esse texto é de autoria de Sebastian Marshall, meu mentor e foi traduzido por mim com sua permissão. Quem é Sebastian? É um empreendedor e um moderno estrategista. Escreve sobre tudo: história, artes, política, negócios, criatividade, racionalidade etc.

Uma pessoa bastante transparente e que quer fazer grandes coisas para a humanidade. Recentemente publicou o livro “Ikigai“. Se você sabe o mínimo de inglês, vá e compre. Vai valer a pena.

  • Hiro
    Responder
    Author
    Hiro

    Estudar história, acho que nem preciso comentar muito a respeito. É maravilhoso simplesmente ler, e saber como a humanidade funciona. Biografias mesmo, tu aprende muito. Winston Churchill é o meu próximo alvo de leitura.

    “Crie bons hábitos” é o que as pessoas sábias vão te dizer. Se uma pessoa sábia já te diz, imagine a frequência com que o pai te dirá.

    O podcast, audiolivros é uma boa dica. Muito melhor que preencher com joguinhos no seu smartphone. Tem boas dicas em português Paulo?

    Grandes dicas. Valeu por compartilhar Paulo.

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Cara,

      de um modo geral, não procuro muito material em português; consumo em inglês mesmo.
      Um podcast brasileiro que recomendo fortemente é o After Market. Muito mais informativo e divertido do que o nome sugere.

      Quanto a podcasts em inglês, recomendo Lifestyle Business Podcast (melhor que já ouvi). Tem também o Ecorner de Stanford, com o áudio das palestras.

      Esses são os que vem ao topo da minha cabeça agora.

      Com o Kindle agora, vou ler mais do que ouvir. Não sou uma pessoa muito auditiva e a absorção de um livro por áudio para mim é menor, pois minha mente tem que seguir a linha de raciocínio para entender (o que é mais fácil num podcast de até 30 min, como os que eu sugeri). É provável que isso aconteça com outras pessoas e é essa uma das bases para um material que pretendo lançar dentro de alguns meses sobre aprendizado.

      Abração

  • Raphael
    Responder
    Author
    Raphael

    Cara,
    muito boa as dicas. Concordo com (quase) todas e seguirei algumas.

    Acho que faltou ai uma outra dica importante: Aprenda sobre finanças e marketing pessoal. Se uma pessoa quiser ter sucesso acho fundamental aprender sobre os dois, não só pra se livrar das dividas, como foi comentado no post, mas pra aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Uma boa dica para os inciantes começar com “Pai Rico, Pai Pobre” e “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.

    E também gostaria de saber quais seriam outros livros de negociação que tu recomendaria e achei que a parte de racionalidadae e pensamento humano ficou muito vago, alguma dica concreta de onde começar ???

    Abraços

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Pai Rico Pai Pobre é o melhor livro do Kiyosaki. Realmente muito bom.
      O segundo não li, mas li outro do Gustavo Cerbasi; excelente dica!

      Uma visão bem pessoal é que não curto muito mercado financeiro.
      A melhor forma de fazer o dinheiro trabalhar para mim é investir ele em projetos, mas isso varia de pessoa a pessoa (tem muita gente bem sucedida que pensa o mesmo. É material para texto futuro).

      Quanto a marketing pessoal, bem, vou escrever um texto apenas sobre isso mais na frente. Mas acredito que você deva se preocupar mais com quem você é; o resto é apenas transparência.

      Sobre racionalidade… leia todas as sequências do Less Wrong, comunidade voltada para isso (material apenas em inglês).

      Obrigado por comentar.
      Abração

  • Anderson
    Responder
    Author
    Anderson

    Massa o artigo.
    Sobre a parte de estudar história achei interessante essa dica. Vou atrás de algumas épocas/pessoas e ler sobre para ver como é.
    Aprender contabilidade e a negociar também acho essencial. Deveria ser ensinado na escola.
    Adquirir habilidades sociais ajudam bastante pra tudo na vida. Eu que sou timido que o diga.
    Li o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, é muito bom. Publiquei no meu blog minhas anotações. Caso interesse a alguém aqui tem o link: http://wp.me/pF5lG-5z

    Abraço

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Boaa!
      Vou dar uma lida nas tuas anotações antes de comprar o livro.
      Valeu!

  • Leticia
    Responder
    Author
    Leticia

    Vou tentar…to perdidona

  • Lucascfc
    Responder
    Author
    Lucascfc

    Lendo um texto como esse a gente percebe o monte de coisas que a gente pode mudar (melhorar) em nossas vidas, algumas parecem ser pequenas mas fazem toda a diferença.

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      isso. 1% melhor a cada dia te faz 3600% melhor no final do ano :)

      • braga boys
        Responder
        Author
        braga boys

        365%, na verdade. hehehe

        • Rodrigo de Oliveira
          Responder
          Author
          Rodrigo de Oliveira

          Na verdade, se você considerar uma melhora de 1% por dia em cima do 1% do dia anterior, você terá uma progressão geométrica que te fará ser aproximadamente 3700% do que você era inicialmente.

  • Coletânea de Recursos Para Melhoria de Vida | Estrategistas
    Responder
    Author
    Coletânea de Recursos Para Melhoria de Vida | Estrategistas

    […] Não sabe o que está fazendo da vida? […]

  • Imagine | Estrategistas
    Responder
    Author
    Imagine | Estrategistas

    […] plano profissional, você não precisa saber exatamente o que quer para começar a agir assim mesmo. Se quer começar a fazer coisas, já falei o que pode te […]

  • Por Que Eu Desisti do Sonho de Ser Piloto da Aeronáutica
    Responder
    Author
    Por Que Eu Desisti do Sonho de Ser Piloto da Aeronáutica

    […] das maiores questões que eu tento abordar no Estrategistas é sobre o que fazer na vida. Sem dúvida, é a pergunta mais frequente que recebo por email: pessoas sem caminho profissional, […]

  • Daniela
    Responder
    Author
    Daniela

    Paulo, parabéns pela sua atitude em ser!! Nunca tive, nem tenho nenhum tipo d vicio q prejudica o organismo (drogas doces etc), sempre pesquisei por assuntos diversos (historia geografia psicologia filosofia…), digito sem olhar no teclado, já fiz algumas modalidades d arte marcial, sem ficar fera em nenhuma kkk.
    Meu problema em não saber oq fazer nesta fase da vida (ficando velha), é não ter desenvolvido habilidades úteis pra conquistar um dia a dia interessante :(( desesperador…

  • Sílvio Santos Sobre Ter os Pés no Chão | Estrategistas
    Responder
    Author
    Sílvio Santos Sobre Ter os Pés no Chão | Estrategistas

    […] Você não pode ser idiota. Se o interlocutor sabe o que está falando – teve uma experiência parecida com a sua, domina aquela área ou algo semelhante – você ouve, processa e segue em frente. Se o interlocutor não sabe o que está falando e ainda aconselha que você não faça aquilo, não é que sejam pessoas más, provavelmente estão com as melhores intenções para você. Mas estão errados. Se no melhor de seu julgamento, depois de pesar todos os argumentos, você ainda quiser seguir em frente, vá. Como Sebastian Marshall diz: […]

  • Uma Estratégia Simples Para Você Descobrir Sua Vocação | Estrategistas
    Responder
    Author
    Uma Estratégia Simples Para Você Descobrir Sua Vocação | Estrategistas

    […] Assim como atividades que são boas ideias de realizar independente de sua escolha profissional (falamos de algumas aqui). Sem falar em leituras específicas que podem lhe ajudar no […]

  • Como Conseguir Satisfação no Trabalho e na Vida? | Estrategistas
    Responder
    Author
    Como Conseguir Satisfação no Trabalho e na Vida? | Estrategistas

    […] Afinal, a maioria das pessoas com quem convivia até então já tinham um script de vida bem definido. Buscar uma carreira na profissão X, ou fazer pós-graduação, ou estudar para concursos, ou entrar no mundo militar… E quem não sabia qual script seguir não estava explorando, estava sofrendo por não saber o que fazer na vida. […]

  • Como Mudar de Carreira (E Descobrir a Escolha Certa) | Estrategistas
    Responder
    Author
    Como Mudar de Carreira (E Descobrir a Escolha Certa) | Estrategistas

    […] não é socialmente aceitável “não saber o que fazer da vida”. Você olha para os lados e todos parecem ter certeza para onde estão […]

  • Carlos
    Responder
    Author
    Carlos

    Gostaria de complementar:
    Leia a Bíblia. A Bíblia é um excelente manual de instruções para alcançar o sucesso. De lá, por exemplo, eu extraí duas preciosas lições: “Agir com sabedoria assegura o sucesso.” (Eclesiastes 10:10) e “Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo.” (Eclesiastes 7:18).