O Que Esperar Em 2014 (ou “Como Vou Te Ajudar Esse Ano”)

O Estrategistas surgiu como um lugar onde nós, Eduardo e eu, poderíamos compartilhar nossas experiências num momento da vida em que nós sentimos sobrecarregados com o “papel” que estávamos cumprindo como jovens Ys. Desde então, implatamos muita coisa em nossas vidas, Eduardo se afastou para focar nos pontos fortes dele (e tem tocado terror no cenário de startups do Manguezal), conheci muita gente fantástica e escrevi um pouco (nem tanto quanto eu queria).

A Encruzilhada

Recentemente, eu cheguei a uma encruzilhada. Eu poderia mudar a estrutura do Estrategistas e transformá-lo em um portal com vários contribuidores diferentes, um dos maiores players no cenário de desenvolvimento pessoal do Brasil. Ou eu poderia deixar o Estrategistas como sempre foi, um lugar mais perto de Paulo(e até então, de Eduardo); algo mais “caseiro”.

Eu escolhi a segunda opção. Enquanto eu tenho absoluta certeza que teria sucesso alcançando uma massa grande de pessoas (talvez até o faça no futuro, não sei), alguns pontos pesaram contra essa decisão.

Primeiro, a filosofia. Por exemplo, eu gosto muito do PapodeHomem, conheço os fundadores e respeito o que desejam fazer por lá; porém, não é isso que eu quero para o Estrategistas. Quero nossa mensagem clara, exalada em cada texto que escrevo (ou que é trazido por convidados). Para tanto, menor volume e melhor controle do conteúdo, da visão, é o caminho, ao invés de virar uma plataforma.

Segundo, o Estrategistas não é meu “negócio” no senso original da palavra. Embora eu pretenda lançar livros e produtos por aqui, isso acontecerá porque eu vejo uma absoluta necessidade no mercado e ninguém para fornecer o que as pessoas precisam. Eu não preciso “modelar” o atual projeto para ele manter uma empresa. Como alguns já sabem, eu já tenho o Aprendizado Acelerado.

Lá, também ajudo pessoas da mesma maneira, mas também forneço alguns treinamentos focados e já tenho duas turmas de estudantes incríveis. Fora o AA, tenho outras iniciativas em paralelo, ou seja, não preciso forçar nenhum dos projetos para dar dinheiro; contanto que eu continue fornecendo valor único para as pessoas, o dinheiro sempre vai vir.

Terceiro, eu sou um Estrategista. Vivo o que falo; ou melhor, falo do que vivo. O projeto está muito ligado a minha mudança pessoal e ao meu crescimento como ser humano. A ideia original não era “sentar e começar a escrever sobre desenvolvimento pessoal (para ganhar dinheiro)”, mas falar do nosso progresso na jornada. Eu fico muito feliz ao ver que algo que surgiu como quase um blog pessoal para dois caras mudando de vida evoluiu para uma comunidade de pessoas que querem mais da vida e fornecer mais ao mundo.

Comunidade Estrategista

No final do ano passado, eu perguntei à nossa lista de email por que as pessoas gostavam do Estrategistas. A principal razão dada é a escrita próxima, que as pessoas conseguem identificar ser ausente de mimimi autoajuda e são coisas realmente aplicáveis na vida. Eu fico muito feliz e humbled (não sei como traduz isso… honrado talvez) quando eu recebo emails, quase um por semana, de pessoas que não só gostaram do site, se identificando com a mensagem, mas voltaram e devoraram todo o arquivo.

Isso é fantástico! Como eu enxergo? Eu vejo como muita responsabilidade. É sinal de que estou caminhando na direção certa e devo continuar trabalhando em melhorar minha escrita e compartilhando coisas que funcionam para mim (e para mentores, tiradas de livros de confiança, etc). Eu, de fato, me sinto parte dessa comunidade.

É nessa direção que estamos caminhando em 2014. Eu tenho extremo respeito pelo seu tempo e sou muito consciente da energia que você investe lendo os textos do site, então como de praxe vou sempre garantir que traga o maior valor possível. Assumirei uma agenda regular de publicação: todas terças e sextas sairão textos novos por aqui. Se funcionar, posso aumentar a frequência, mas me comprometo com esse calendário. A lista Estratégias para Vitória (role até o fundo do site) vai ar aos domingo, começando do próximo.

É isso, que possamos crescer juntos esse ano!

 

Paulo Ribeiro

Autor, empreendedor, amante do aprendizado e um estrategista moderno. Escreve sobre estratégias para viver uma vida melhor e mais significativa.

 
  • Jefferson

    Obrigado Paulo, tenho lido muito dos arquivos do site e seguido várias orientações, conselhos e dicas que você nos deixa, e isso tem me ajudado muito na vida como um todo.
    Um Excelente 2014 para todos nós.
    Abraço