• Share on Google+

O livro de Josh Kaufamn, As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido, é o lançamento mais recente na área de meta-aprendizado. Aproveitando a oportunidade de explorar novos meios de gerar conteúdo, dedici por fazer um hangout (conversa por vídeo) ao vivo abordando os pontos mais importantes do livro.

Abaixo, segue a gravação da entrevista e as notas da conversa.

Alguns pontos:

  • Recompensa para quem participou

Apesar de eu avisar um pouco em cima da hora (mandei email para a lista Estratégias para Vitória com 4 dias de antecedência),dois leitores apareceram para assistir ao vivo (uma dúzia avisou que não poderia).

Para recompensá-los (foi no cara ou coroa), vou enviar gratuitamente o livro “A Arte de Fazer Acontecer” para Rafael e Weber receberá desconto de 50% sobre o preço de lançamento de nosso livro, Aprendizado Acelerado. Aguardem meu email em breve, caras.

  • Novo desafio: aprender a tocar cavaco com 20 horas de prática

Se você assistir ao vídeo, notará que ao final falo do meu desafio presente: aprender a tocar cavaquinho. Josh Kaufman, em seu livro, aprendeu o básico de uma série de atividades em 20 horas ou menos (o livro é basicamente isso, um conjunto de estudo de casos). Uma das atividades foi o ukelele, o irmão havaiano do cavaco.

Como eu sempre quis aprender a toca de todo jeito, no começo do ano comprei o cavaco e fiquei esperando o lançamento do livro para tentar repetir o método usado pelo Josh (eu sei, devia ter esperado para comprar agora. vacilo meu). Essa vai ser a próxima atividade para a qual vou me dedicar, assim que passar a correria do lançamento de nosso livro.

  • Lançamento do livro Aprendizado Acelerado

Aliás, sobre o livro? A data do pré-lançamento (apenas para o pessoal de nossa lista de email) é dia 14 de julho. Mais informações na sua caixa de entrada em breve, fique de olho ;-)

Link Youtube


Notas da Conversa

  • Tim Ferris chega e traz mudança de pensamento e estruturação do que viria a ser meta-aprendizado
  • Cria um passo a passo claro e útil
  • Josh vem e remarca o caminho das pedras
  • Comentário importante sobre a mentalidade e a regra de 10000 traz pressão para o aprendizado

Cap 1 – Sobre a vida do autor

  • ocupado, empreendedor, com filha
  • ama aprender

Aquisição rápida de habilidades

“É um processo – um jeito de quebrar a habilidade nos menores pedaços possíveis, identificar as partes importantes e então praticar esses elementos deliberadamente primeiro.”

4 Principais Passos: Desconstruir, Aprender, Remover, Praticar.

“A quantidade de tempo que levará para adquirir uma nova habilidade é largamente uma questão de quanto tempo concentrado você está disposto a investir em prática deliberada e experimentação esperta e o quão bom você precisa se tornar para agir no nível que deseja.”

Aquisição de habilidades x aprendizado

  • Estudo do Stephen Krashen sobre aprendizado de línguas
  • Diferencia aprendizado de uma linguagem e aquisição de uma linguagem ,sendo o primeiro o que fazemos na escola, metódico e chato e o segundo mais focado em realmente saber falar aqui. Distinção necessária?

Aquisição de habilidades x treinamento

  • Treinamento significa melhorar uma habilidade que você já adquiriu através de repetição.
  • Não é mesma coisa (exemplo da maratona).

Aquisição de Habilidades x Educação x Treinamento

  • AH requer praticar habilidades em questão por significantes períodos de tempo, com foco sustento e concentrado. Requer criatividade, flexibilidade, e liberdade de determinar seu próprio padrão de sucesso.
  • Sistemas rigorosos de credenciamento previnem aquisição de habilidades. O problema é o custo de aquisição: se os requerimentos para obter uma habilidade são tão intensos que impedem sua habilidade de gastar tempo praticando as habilidades em questão

O modelo de três estágios para aquisição de habilidades 1. Estágio cognitivo Inicial – entender o que você está tentando fazer, pesquisar, pensar a respeito e quebrar em partes gerenciáveis 2. Estágio Associativo – Praticar a tarefa, notar feedback do meio, ajustar sua abordagem baseado naquele feedback 3. Estágio Autonomo

Cap 2 – Os 10 princípios da aquisição rápida de habilidades

1. Escolha um projeto amável 2. Foque sua energia uma habilidade por vez 3. Defina seu objetivo nível de performance 4. Desconstrua as habilidades em subhabilidades 5. Obtenha ferramentas críticas 6. Elimine as barreiras para a prática // esforço pré-prática? disponibilidade de ferramentas? distrações? 7. Crie tempo dedicado para praticar 8. Crie loops de feedback rápido // Sugestão: mentoria. 9. Pratique em tempo de relógio 10. Dê ênfase em quantidade e velocidade

Cap3 – Os 10 princípios do Aprendizado Eficiente

1. Pesquise sobre a habilidade e tópicos relacionados 2. Pule mais alto do que consegue 3. Identifique modelos mentais e ganchos 4. Imagine o oposto do que quer 5. Fale com praticantes e crie expectativas corretas 6. Elimine Distrações 7. Use repetição espaçada 8. Crie checklists 9. Faça e teste predições 10. Honre sua biologia Estudo(cada capítulo dedicado a uma habilidade): Yoga, Programação, Digitação, Go, Ukelele, Windsurfing — Perguntas (respondidas no vídeo): – O que tem diferente do Tim Ferris? – O que é mais importante de tirar desse livro?

PARA SABER MAIS: Escrevi um site inteiro dedicado a aprender mais rápido, técnicas de meta-aprendizado e de estudo. Para ter acesso ao Círculo Secreto do Aprendizado, acesse aprendizadoacelerado.com

  • Rafael Avelino
    Responder
    Author
    Rafael Avelino

    Tudo Bom Paulo?

    Só para avisar que o vídeo está como privado rsrs

    Vou ser sincero,estou na parte de ficar travado por ter tanta coisa em mente para fazer que vão desde estudar mais inglês (aumentar vocabulário) até decidir o que realmente quero fazer.Já tenho uma coisa,estou entusiasmado em aprender um segundo idioma para depois deslanchar e aprender vários rs.

    O livro vai ser digital,impresso ou os dois?

    Abraço!

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      liberado, obrigado pelo toque.

      é, tenta organizar as coisas na cabeça um pouco. talvez pensa no inglês como uma ferramenta que vá te ajudar em qualquer cenário que você escolher ajude a te manter focado. Por outro lado, como não tem muito estresse de tempo, você pode inserir o aprendizado no teu tempo de relaxamente. Ver séries com legendas em pt (ou em EN, se já conseguir); trocar ideia com gente de fora, etc.

      O livro que vou te mandar vai ser uma versão impressa. O livro que vou lançar vai ser digital.

      Você pode mandar o endereço onde quer que o livro seja entregue para paulo @ dominio ?
      Abraço

      • Weber Lara
        Responder
        Author
        Weber Lara

        Olá Paulo, aproveitando o post, onde você quer que eu mande o meu endereço para o envio do livro?

        Obrigado Weber!

  • Leandro Sierra
    Responder
    Author
    Leandro Sierra

    O livro parece bem interessante e com a quantidade de informação que temos hoje para aprender, se conseguirmos reter e aprender em 20 horas será sensacional

  • Jonatas Braulio
    Responder
    Author
    Jonatas Braulio

    Olá, tudo bom Paulo?

    Estou interessado no livro, como faço para obter o mesmo?

    Abraços,

    Jonatas.

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      só na amazon

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      coloca teu email no site aprendizadoacelerado.com que aviso quando lançar. deve está saindo o novo no começo do próximo mes!