• Share on Google+

“A inteligência tornou-se o traço melhor estudado e estabelecido na psicologia. Uma inteligência mais elevada prognostica um sucesso médio mais alto em todos os campos da vida: escola, trabalho, dinheiro, obtenção de parceiros sexuais, criação de filhos, saúde física e mental. Prognostica que muitos infortúnios serão evitados, como acidentes de automóvel, cadeia, dependência de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, divórcio e obrigação de ser jurado.

 

Trata-se de uma das características sexualmente mais atraentes em todas as culturas estudadas, para ambos os sexos. É uma qualidade socialmente desejada em amigos, estudantes, mentores, colaboradores, chefes, empregados, coabitantes da casa e, especialmente, parceiros de pelotão. Do ponto de vista ideológico, ela permanece controvertida, porque seu poder de prognóstico é muito alto e sua distribuição entre os indivíduos é muito desigual.”

Geoffrey Miller, Darwin Vai às Compras ( português | inglês )

Muito interessante essa citação, principalmente a última parte citada em negrito. “Ela permanece controvertida porque seu poder de prognóstico é muito alto e sua distribuição é muito desigual”. O que significa isso?

Dizer que inteligência é sexy ainda é controvertido, pois ela é distribuída muito desigualmente na sociedade. Nós, como um todo, não podemos abertamente valorizar, em termos de relacionamentos, uma característica que só pertence a uma minoria muito restrita (é isso que o G. Miller está tentando dizer).

Excelente quote, me faz querer comprar o livro.