O que são tendências cognitivas (Cognitive Bias) e porque se importar?

Aqui no Estrategistas, existe a categoria de Pensamento e Racionalidade. Neste post, você pode saber o motivo de estudarmos racionalidade. Mas dentro dessa grande área, uma das coisas que nós mais vamos falar chama-se Tendências Cognitivas (também escrito como viés cognitivo), do inglês Cognitive Bias.

A definição, traduzida, da Wikipédia é essa:

Uma tendência cognitiva é um padrão de desvio de julgamento que ocorre em situações particulares. Implícito no conceito de “desvio de padrão” está uma comparação padrão; este pode ser o julgamento de pessoas que estão de fora de tais situações, ou estão dentro de um conjunto independente de fatos.

Tendências Cognitivas são instâncias de um comportamento mental evoluído. Algumas são assumidas como verdadeiras no que se trata de adaptação, por exemplo, por que elas levam a ações mais efetivas em alguns contextos ou permitem decisões mais rápidas quando decisões mais rápidas são necessárias. Outras são também assumidas como verdadeiras por conta da falta de um mecanismo mental apropriado, ou pela aplicação errada de um mecanismo que é adaptativo em uma circunstância diferente.

Tendências cognitivas é o termo geral utilizado para descrever vários efeitos de observador na mente humana, alguns desses que podem levar a uma distorção de percepção, julgamento impreciso ou interpretação ilógica. É um fenômeno estudado pelas ciências cognitivas e a psicologia social.

 

Explicando de forma mais simples. Tendências cognitivas são padrões de pensamentos, decisões, interpretações entre outras coisas, que são tomados pelo cérebro. A grande maioria das tendências nos leva a ter julgamentos errados, más interpretações e inferências errôneas.

E por que conhecer as tendências?

Bem, conhecendo bem as tendências cognitivas, você vai poder treinar e se preparar para tomar melhores decisões e viver a vida mais racionalmente.

Mas o que é uma vida mais ‘racional’? Isso é assunto para outros post.

 

 

Eduardo Rocha

Eduardo (Dudu) Rocha. Emprendedor, Estudante. Eu acredito que as pessoas podem mais. Que todos deveriam estar sempre dando 100% em tudo que faz. Por isso estou aqui pra compartilhar minha busca pelo meu melhor. E quero te ajudar a buscar o seu. Me mande um email, vamos trocar uma ideia.