Por Que Eu Desisti do Sonho de Ser Piloto da Aeronáutica

Por Que Eu Desisti do Sonho de Ser Piloto da Aeronáutica

Uma das maiores questões que eu tento abordar no Estrategistas é sobre o que fazer na vida. Sem dúvida, é a pergunta mais frequente que recebo por email: pessoas sem caminho profissional, gente que não está satisfeita com a carreira, gente que tem uma carreira boa e não está satisfeito com a vida… todo mundo tem algum tipo de insatisfação nessa linha.

Eu tenho escrito bastante sobre o que fazer nessas situações. Não que eu seja portador de respostas, longe disso; mas eu me deparei e me deparo com a experiência de vida de alguns mentores bem sucedidos, sem falar na pilha de livros que processo todo ano.

Por baixo das respostas, há sempre os princípios: 1. não saber o que fazer é normal, 2. arranje um jeito de fazer dinheiro enquanto procura, 3. conhece a ti mesmo e tente várias coisas. A parte mais sensível, claro, é o ponto dois: “ganhar a vida”, fazer dinheiro o suficiente para se manter.

O que as pessoas não entendem é que “gerar dinheiro” é uma habilidade. Assim como tocar violão ou andar de patins, criar fontes de renda é uma habilidade que deve ser praticada. Não é algo trivial, mas também não é impossível. Eu estou trabalhando nisso, ainda estou longe de ficar pro, mas já tenho resultados. Uma vez que você cubra essa base, a vida se abre para você.

Uma coisa que eu não destaquei em todos esses textos que escrevi ou traduzi para quem está perdido na vida (profissional) é: você pode fazer o que quiser da vida. Qualquer coisa, sério. Nós ficamos tão presos na busca do mínimo para sobreviver, “como pagar as contas amanhã”, “estabilidade”, que perdemos o grande cenário de vista.

Não existem regras.

Uma vez que você tenha resultado na habilidade “gerar rendas paralelas”, o seu tempo é todo seu e apenas sua imaginação é seu limite. Quer virar instrutor de mergulho em um paraíso tropical? Ok. Quer ser escritor? Vai em frente. Entrar para o exército? Diploma de engenharia? Desenhar aviões? Ir a Marte? Você pode. Você pode seguir qualquer caminho que queira.

Aqui entra o porém: você pode fazer o que quiser, mas nunca vai ter tudo que quiser.

Outro dia eu estava lendo a biografia do Coronel John Boyd, o maior piloto de caça da história e o homem que mudou a arte da guerra como conhecemos. Todo o primeiro terço do livro fala da parte da vida em que John era um piloto, contando o dia a dia dele, os treinos, os desafios que ele fazia aos companheiros, as manobras… eu fiquei fascinado. Toda criança já sonhou em ser piloto de avião quando pequeno, eu não fui diferente.

A infância já ficou para trás há um bom tempo, mas pensei: “por que não? eu posso fazer o que quiser da vida”. Fui ao google pesquisar como entrar na Força Aérea Brasileira, quais eram minhas opções, quais são os limites de idade, etc. Eu fiquei deslumbrado com a possibilidade de entrar para a Aeronáutica.

Eu tenho a questão das fontes de renda mais ou menos encaminhada, então eu posso fazer o que bem entender. A condição? Pensar até o final.

Quando eu comecei a pensar até o final, comecei a enxergar coisas. Por exemplo, eu tenho sérios problemas com autoridade e para virar piloto de caça, teria que entrar na FAB como cadete. Passar quatro anos em regime de internato, para depois ser alocado nos lugares onde houvesse vaga (pilotar caça/avião/helicóptero), ou seja, teria que puxar saco dos superiores para ir onde eu queria. E depois iria estudar mais intensamente, passar apenas algumas horas por ano voando, seguindo centenas de protocolos, vivendo sem diversão alguma.

Isso definitivamente não é vida para mim, por mais que eu queira pilotar caças. Logo, por mais que tenha machucado notar que uma fantasia de criança não seria realidade, eu escolhi não entrar para a Aeronáutica.

Contudo, fui em busca das alternativas, claro.

Nos EUA, você pode pagar para ser passageiro em aviões enquanto pilotos profissionais estão fazendo dogfighting (tipo paintball com aviões de guerra). Na Rússia? Eles entregam o avião na sua mão para você fazer a dogfighting. Custa caro, óbvio (~U$ 10k), você tem que ter licença para voar e tudo mais, mas já é uma possibilidade diferente de gastar uma vida inteira nas forças armadas para ter o prazer de fazer aquilo (com muita sorte) algumas horas por ano.

No final do dia, só existe uma condição: aprender a gerar dinheiro. Crie valor para a vida das pessoas, entenda como ser recompensado por isso e voilá: você será dono do seu tempo. E você precisa de muito menos que imagina, uma vez que se elimina o consumismo, as compras para manter status e afins. A ideia é viver como um novo rico.

Mesmo que não tenha tudo que você queira, poderá fazer o que quiser da vida.

  1. e eu nao tinha lido esse texto!
    Muito bom meu irmao!
    O complicado da Aeronautica sao esses protocolos mesmo, e a idade em que se toma essa decisão de ser cadete nao nos ajuda. o indice de sucesso/formação dessa galera é baixo e vive-se de expectativa e incerteza. Nao sao todos os cadetes que vao virar piloto de caça. Nao vejo como uma carreira justa ou de mérito. O lance é nos contentar com as alternativas ‘privadas’ e pra isso tem que gerar muita grana.
    PS: Nao posso deixar de registrar minha felicidade ao receber o livro do Boyd! Comecei a lê-lo porem estou atolado em literatura técnica nos cursos de transição pra jato, mas vira e mexe dou aquela olhada! O cara realmente era foda!

    grande abraco!

    JL

    1. Olá João Lucas!
      Apesar de só ver esse texto agora, ele possui grandes inconsistências. Favor leia minha publicação acima. Infelizmente o Paulo foi muito mal orientado sobre a profissão, por alguém que não tinha conhecimento do assunto.
      Sou piloto de caça da FAB formado em 2005 na AFA. Fique a vontade de me contactar por email caso tenha alguma dúvida, lhe esclarecerei com todo o prazer e sem essas inconsistências grosseiras do texto do Paulo.
      Grande abraço!

      1. Sr. Gustavo, converse comigo, por gentileza, estou com todas as forças estudando pra AFA e farei a prova esse ano, quero saber sobre a carreira após essa próxima jornada que terei. andre.luiz.slp@hotmail.com.
        Faz parte do meu sonho e objetivo.

      2. Gustavo, converse comigo por email se possível. Eu tenho algumas duvidas em relação a AFA, e estou disposto a ouvir alguém mais experiente no assunto. Ficaria grato se me desse esta gentileza.
        Email: Erodrigues807@gmail.com

        1. Se você tem entre 14 e17 anos vc pode entrar na epcar(escola preparatória de cadetes do ar,fica em barbáveis)(MG), vc faz todo o ensino medio lá,depois vc não precisa fazer a prova para entra na AFA, fica 4 anos na faculdade,depois tem três setores carga,helicoptero,caça.

  2. Puxar o saco de superiores não tem a ver com para onde vc vai. Seu desempenho em provas e notas em missões de voo é que determinam isso. E é uma vida com finais de semana de muita diversão sim, e até durante a semana é possível ter lazer caso não esteja voando no próximo dia.

    1. É a mais pura verdade, senti isso na pele. Fiz de tudo, tentei até mesmo correr atrás da marinha na escola naval (sei da ínfima possibilidade de voar lá), porém, sem sucesso. Infelizmente concordo com o baixo nível de oportunidade que proporcionam, mas não é de se admirar pelo número de aeronaves e infraestrutura tecnológica que temos nas forças.

  3. Eu quero ser piloto de caça da FAB, mas especificamente da Esquadrilha da Fumaça. Mas na boa. Não sei mas se eu quero… Pensei q o soldo era bom era alto, mas não é. A questão de ficar longe da família não era um problema ate q me apaixonei agora, só quero ficar a onde ela estiver.

  4. A definição para qual aviação (caça/helicoptero/transporte) é feita exclusivamente pela habilidade no voo. Nada tem de conceito militar ou nota de disciplinas não afetas ao voo. Recebeste a informação errada.
    Você não queria ser piloto de caça. Você “meio que queria”. Ficou fascinado. É normal. Isto não é o suficiente para ser um.
    Abrir mão de família, amigos e outras coisas é o caminho normal. Ser piloto de caça é um estado de espírito.

  5. Mas realmente a idade acabou com tudo pra mim, perdi tudo isso com ela. Fui atrás até da Marinha, mas também já era tarde. A gente segue construindo uma carreira nada saudável, que por mais lucrativa que seja nunca irá trazer satisfação de se fazer algo que se ama de paixão.

  6. “teria que puxar saco dos superiores para ir onde eu queria. E depois iria estudar mais intensamente, passar apenas algumas horas por ano voando, seguindo centenas de protocolos, vivendo sem diversão alguma”
    Paulo, só li esse seu texto hoje, anos após a publicação. Sou piloto de caça da FAB há mais de 10 anos e sinto lhe dizer que você foi (se foi) muitíssimo mal orientado sobre ser piloto de caça. Provavelmente quem lhe orientou não tinha conhecimento do que estava falando, infelizmente, o que acabou lhe influenciando.
    “Puxar saco dos superiores para ir onde eu queria” – Falso. A escolha da aviação é exclusivamente por mérito (classificação final) no curso de Oficiais Aviadores da AFA. Ser mandado para uma aviação de extremo preparo e habilidade (caça) apenas por “peixada de superior” é absolutamente ilógico e perigoso. Lhe asseguro que isso não existe;
    “Estudar intensamente, passar apenas algumas horas por ano voando” – Falso: Defina “algumas horas por ano voando”? Vinte horas? Duzentas horas? O que são “algumas”? Um piloto de caça da FAB voa cerca de 3 a 4 vezes por semana, durante o ano inteiro, mais ou menos semelhante a qualquer piloto de caça da OTAN. Mais uma vez: voar poucas horas por ano seria perigosíssimo para a atividade, teríamos pilotos morrendo o tempo todo, e essa não é a realidade. “Estudar intensamente”- Sim! Verdade! Qual atividade profissional de ponta que não exige estudo intenso?
    “Vivendo sem diversão alguma” – Se você sonha e ser piloto de caça e realiza esse sonho, como não irá se divertir com isso? Não faz sentido. Eu gosto muito do que faço e me divirto muito.
    Por fim: Creio, mais uma vez, que você tenha sido muito mal orientado, provavelmente por alguém que não tenha nenhuma ligação com a aviação de caça da FAB. Lamento que não buscou mais a fundo saber como é a atividade, porém se você realmente quisesse isso, teria corrido atrás. Talvez fosse uma vontade, mas certamente não um sonho. Em todo caso, fique à vontade em me enviar um email para conversarmos mais sobre o assunto, e ter conhecimento mais correto da atividade.
    Grande abraço!

  7. “teria que puxar saco dos superiores para ir onde eu queria. E depois iria estudar mais intensamente, passar apenas algumas horas por ano voando, seguindo centenas de protocolos, vivendo sem diversão alguma”
    Paulo, só li esse seu texto hoje, anos após a publicação. Sou piloto de caça da FAB há mais de 10 anos e sinto lhe dizer que você foi (se foi) muitíssimo mal orientado sobre ser piloto de caça. Provavelmente quem lhe orientou não tinha conhecimento do que estava falando, infelizmente, o que acabou lhe influenciando.
    “Puxar saco dos superiores para ir onde eu queria” – Falso. A escolha da aviação é exclusivamente por mérito (classificação final) no curso de Oficiais Aviadores da AFA. Ser mandado para uma aviação de extremo preparo e habilidade (caça) apenas por “peixada de superior” é absolutamente ilógico e perigoso. Lhe asseguro que isso não existe;
    “Estudar intensamente, passar apenas algumas horas por ano voando” – Falso: Defina “algumas horas por ano voando”? Vinte horas? Duzentas horas? O que são “algumas”? Um piloto de caça da FAB voa cerca de 3 a 4 vezes por semana, durante o ano inteiro, mais ou menos semelhante a qualquer piloto de caça da OTAN. Mais uma vez: voar poucas horas por ano seria perigosíssimo para a atividade, teríamos pilotos morrendo o tempo todo, e essa não é a realidade. “Estudar intensamente”- Sim! Verdade! Qual atividade profissional de ponta que não exige estudo intenso?
    “Vivendo sem diversão alguma” – Se você sonha e ser piloto de caça e realiza esse sonho, como não irá se divertir com isso? Não faz sentido. Eu gosto muito do que faço e me divirto muito.
    Por fim: Creio, mais uma vez, que você tenha sido muito mal orientado, provavelmente por alguém que não tenha nenhuma ligação com a aviação de caça da FAB. Lamento que não buscou mais a fundo saber como é a atividade, porém se você realmente quisesse isso, teria corrido atrás. Talvez fosse uma vontade, mas certamente não um sonho. Em todo caso, fique à vontade em me enviar um email para conversarmos mais sobre o assunto, e ter conhecimento mais correto da atividade.
    Grande abraço!

    1. Excelentes colocações, Gustavo.

      Eu terminei tirando uma visão de um americano, a biografia de John Boyd, um dos maiores pilotos de caças da história e o verdadeiro Sun Tzu moderno, que lutou na da Guerra da Coreia.

      Talvez, se eu tivesse ouvido isso nos meus 15 anos, tivesse escolhido essa carreira. Hoje, já vejo que não seria boa pra mim por outros motivos, mas esse tipo de insight só a experiência da vida pode trazer. Estou contente que as coisas se desenrolaram do jeito que foi.

      Abraço

    2. Boa noite Sr Gustavo.
      Por Favor, gostaria de saber se o senhor pode me tirar uma dúvida sobre este tema…
      Como posso entrar em contato c o senhor?

  8. Eu me chamo luan tenho 19 anos eu ainda posso esta ingressando na AFA, pq o meu sonho e ser piloto de caca da aeronautica.

  9. O que eu vou dizer meu amigo ?
    Também desisti desse sonho por diversos motivos .. O primeiro motivo é saber que eu não tenho a mínima condição de passar na AFA (mesmo tomando ritalina) , para quem possui deficit de atenção é algo quase impossível meu camarada …..
    Acho que deve-se ter um apoio da família incondicional na hora que estiver estudando para fazer AFA e também tenho a convicção que o estudo deve ser começado ainda enquanto você é super jovem tipo 14 anos … Estudar em colégio Militar , eu não tive essa oportunidade .. Larguei faz muito tempo esse sonho a padaria já fechou para isso ..
    Cheguei a prestar a prova para AFA … cara … É considerada uma das provas mais difíceis do BRASIL .. Eu não tiro o mérito das pessoas que conseguiram .. Quando algo não é para ti .. Não é para ti .. Derrepente é porque nós não nascemos em um país de primeiro mundo , ou seja , lá as coisa são bem mais fáceis .. O investimento nessa área é muito maior ..( não precisa nem fazer prova é só dizer eu quero ser piloto kkkkkkkk exemplo disso é os EUA )
    Depois de tentar e ver que demoraria talvez um bom tempo para passar na prova (existia sim a possibilidade de eu passar mais remota)…. comecei a ver que o tempo estava passando e que se eu continuasse a colocar na cabeça esse sonho poderia me formar meio tarde e as oportunidades também iriam se perder .. Não me arrependo de ter perdido mais ou menos 1 ano nessa de ficar socado estudando horas e horas .. Valeu a pena e faria tudo de novo .. Parabéns para galera que “não desistiu dos sonhos e na última tentativa no limite foi lá e conseguiu ( tem um caso de um colega meu que no ultimo ano consegui passar estava no limite 22 anos)
    Eu sempre acho que essa história de ser piloto foi pelo meu pai que gostava muito de aviação , tinha vários livros de aviões e outros tipos de coisa .. Além do mais não satisfeito com isso fui tentar aviação civil .. O curso é caríssimo e corre o risco de você apenas fazer taxi áereo durante uma vida toda ..
    Eu comecei a avaliar as coisas da minha vida .. Ver se realmente valeria a pena o risco de eu estudar para AFA durante anos e não conseguir .. E o tempo é o senhor da verdade ele disse para mim que por mais que eu estudasse não iria conseguir ..Já se passou tempo e não quero mais .. 30 anos na cara quero ganhar o meu dinheiro e seguir a minha vida tranquilamente !
    Talvez o mais importante de tudo isso é não ter alguém te dizendo constantemente ” E se tu não passar ..” E se tu não passar …. E se tu não passar o que irá fazer ..
    De uma certa forma me considero alguém ativo , para piloto comercial eu não iria servir mesmo , vi muita gente também estudar esse tempo todo … durante sei lá quantos anos … e também não conseguir passar na AFA .. Vi gente estudar e conseguir passar somente com 22 anos no limite de tudo !
    Para aqueles que irão tentar eu desejo sorte , inteligência e muito foco !
    Para os que não conseguiram a vida segue .. Você é livre para fazer o que quiser !

    Esses tempos soube de uma conhecida … Que queria o ITA eu nem sei quanto está a faixa de candidatos por vaga mas só pelo fato de você tentar e estar fazendo a prova já é uma grande conquista… Ter a oportunidade de fazer um cursinho preparatório .. SIM porque na época eu consegui isso …
    Sorte para ela e inteligência porque vai precisar viu …

    Agora sou farmacêutico porque gostei da profissão algo nada a ver com o que eu queria …Como eu disse você é livre para fazer o que você quiser … Vai ganhar dinheiro … vai ter uma profissão , vai investir na bolsa de valores .. CARA A VIDA SEGUE E VOCÊ NÃO É PERDEDOR POR CAUSA DISSO .. NUNCA JAMAIS FIQUE ANGUSTIADO PORQUE NÃO CONSEGUIU OS DESISTIU DISSO …
    Eu tive sérios problemas com isso talvez eu tenha colocado na época como prioridade isso na minha vida , pensava que todos estavam torcendo contra mim .. Pensava que quem duvidasse da minha capacidade era contra mim .. Na verdade com o tempo você vai vendo que tais pessoas te alertaram algo que em sua visão você nunca viu … O risco de dar tudo errado ..
    AFA tem um tempo para você ser piloto .. Não é um concurso eterno .. Pense nisso .. Não quero desmotivar ninguém , mas pense que a chance de não dar certo mesmo você estudando 8 horas por dia ela é alta … Porque enquanto eu estou digitando aqui é porque tem alguém estudando para a AFA .. E ENTÃO … VOLTA LAH E VAI ESTUDA CARAMBA !!! KKKKKKKKK

    Dicas para conseguir eu ACHO !
    Eu acho que tudo começa aos 14 anos .. Procure estudar em um colégio militar , procure um cursinho preparatório se você não tem dinheiro , peça para alguém o material de estudo … E na minha época em 2002 lembro que nem existia cursinhos preparatórios aqui em Porto Alegre .. A internet estava engatinhando nessa época a tal internet é uma ferramenta incrível para se estudar … Tente pegar aulas no you tube ..
    MAS …. SE VOCÊ NÃO PASSAR E NÃO CONSEGUIR NÃO É O FIM DO MUNDO .. APROVEITE AS HORAS DE ESTUDO E TENTE EM ALGUMA UNIVERSIDADE FEDERAL …
    E SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR DEPOIS DE SE ESFORÇAR MUITO … NÃO É UM PERDEDOR VOCÊ É LIVRE PARA FAZER O QUE TU QUISER ….
    ” MAS É SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ??? ” … SOU LIVRE PARA VOOAR… FAÇA O QUE TU QUISER DA VIDA …

    GRANDE ABRAÇO E PARA QUEM TENTAR BOA SORTE PORQUE IRÃO PRECISAR VIU !

  10. Esqueci de dizer que logo … logo … A nova tecnologia são os drones , ou seja , pilotos de caça no futuro não irão mais existir .. Devido ao custo de vida .. treinamento .. tudo isso .. Somente irá ficar os pilotos comerciais mesmo ..
    E peguei em 2017 um voo para Italia .. Nossa sem adrenalina nenhuma na veia .. Imagina o piloto sentado com a bunda na poltrona o tempo todo no piloto automático ..Como disse em cima sou alguém ativo preciso me movimentar … Não iria dar certo nem na CHINA kkkk

  11. Era meu sonho. Cheguei a prestar a prova da Epcar duas vezes, aí então quebrei o braço (coloquei pinos) e meti na cabeça que não passaria no exame médico.
    Por mais que eu pense que a prova é concorrida (é mais fácil ser médico ou juiz por exemplo) e tivesse sempre em mente a dúvida quanto ao exame médico, isso continua a me incomodar até hoje. Deveria ter prestado exame para a AFA, mesmo que fosse reprovado por causa da fratura (isso se eu chegasse a passar na prova claro), teria a conciência tranquila.
    Tenho muita admiração pelos que conseguiram, e concordo com os apontamentos do Gustavo. Mas em parte o texto está certo, é uma carreira super concorrida e que demanda um comprometimento integral desde muito cedo na vida. Só discordo da questão do mérito, realmente não deve ter peixada nenhuma.
    Mas gostei da mensagem do texto, hoje sou engenheiro e ainda sonho em ter minhas asas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Up Next:

Acelerando Sua Jornada Para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi

Acelerando Sua Jornada Para o Sucesso: Desenvolvimento Pessoal Sem Mimimi