• Share on Google+

Vencer não é uma coisa casual; é algo que você faz o tempo todo. Você não vence de vez em quando; você não faz a cosia certa de vez em quando; você faz certo o tempo todo. Vencer é um hábito. Infelizmente, perder também.

Não há espaço para um segundo lugar. Há apenas um espaço no meu jogo, e esse é o primeiro lugar. Eu terminei em segundo duas vezes na minha época no Green Bay e eu não quero terminar em segundo nunca mais. Há um segundo lugar no jogo do campeonato, mas é um jogo de perdedores jogado por perdedores. É e sempre foi um zelo americano ser o primeiro em qualquer coisa que nós façamos, e vencer, vencer, e vencer.

Cada vez que um jogador de futebol vai para sua jogada, ele tem que jogar de baixo para cima – das solas dos pés até a cabeça. Cada centímetro dele tem que jogar. Alguns caras jogam com a mente. Tudo bem, você tem que ser esperto para ser o número 1 em qualquer negócio. Porém, mais importante, você tem que jogar com seu coração, com cada fibra de seu corpo. Se você tiver sorte o suficiente para encontrar um cara com muita cabeça e muito coração, ele nunca vai ser do campo como segundo.

Vince-LombardiGerenciar um time de futebol não é diferente de gerenciar qualquer outro tipo de organização – um exército, um partido político ou um negócio. Os princípios são os mesmos. O objetivo é vencer – superar o outro cara. Talvez isso soe duro ou cruel. Eu não acho que seja.

É realidade da vida que homens são competitivos e a maioria dos jogos competitivos atraem os homens mais competitivos. É por isso que eles estão lá – para competir. Conhecer as regras e objetivos quando eles estão no jogo. O objetivo é vencer de modo justo, quadrado, pelas regras – mas vencer.

E em verdade, eu nunca conheci um homem de valor que, no longo prazo, lá no fundo do coração não apreciasse a ralação, a disciplina. Há algo nos bons homens que realmente anseia pela disciplina e pela dura realidade do chão de batalha.

Eu não digo essas coisas porque acredito na natureza “bruta” do homem ou que homens deve ser brutalizados para serem combativos. Eu acredito em Deus e eu acredito na decência humana. Mas eu acredito firmamente que a hora mais prazerosa para qualquer homem – sua maior realização para todos a quem ele ama – é aquele momento quando ele trabalhou tudo quanto podia por uma boa causa e ele deita exausto no campo de batalha – vitorioso.

 

Vince Lombardi.

Tradução do Original : What It Takes To Be Number One by Vince Lombardi. Destaques por minha conta.