• Share on Google+

Michael Jordan escreveu um pequeno livro que veio a ser traduzido no Brasil como parte de uma coleção chamada “Na vida, como no esporte”.

Nessa série, Bernardinho, técnico das seleções brasileiras de vôlei e autor de “Transformando suor em ouro“, comenta livros escritos por grandes nomes da história recente dos esportes, discutindo sobre como o aprendizado nos jogos se aplica na vida.

O livro de Jordan, Nunca desista de tentar, é curto, você pode lê-lo em uma tarde, e vai mudar a forma como você enxerga o maior jogador de basquete de todos os tempos e o esforço necessário para o sucesso em qualquer atividade.

Sobre se tornar excelente

Esta é a principal característica dos grandes campeões: saber lidar com as adversidades, mantendo a determinação na busca dos objetivos, sem recorrer a álibis e com o espírito fortalecido e motivado para ultrapassar os obstáculos.

— Bernardinho

A palavra chave nesse trecho para mim foi “álibi”. As pessoas estão tão preocupadas em não parecerem uma falha que arranjam qualquer desculpa razoável para se livrar da responsabilidade. Mas, adivinha só, deixar de parecer um fracasso aos olhos dos outros não vai mudar o resultado.

Se você se preocupa mais em parecer do que fazer, você nunca chegará muito longe na vida.

Sobre o sucesso

É a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro de seu potencial

— John Wooden

Sobre o fracasso

E é por isso que fracassam. Elas passam a impressão de estar comprometidas em dar o melhor de si mesmas. Dizem as coisas certas e aparentam fazer as coisas certas. Mas, quando é necessário agir, ficam procurando desculpas ao invés de respostas.

—MJ

Um dos pré-requisitos para o sucesso é ser uma pessoa sólida. Ao ler biografias, esse padrão fica claro de novo e de novo.

Sobre liderança

Os que estão a sua volta precisam saber o que esperar de você. Têm que confiar que você estará lá, que seu desempenho será consistente, jogo após jogo, sobretudo quando as coisas ficarem difíceis.

—MJ

Note com Jordan não disse “seu desempenho tem que ser sempre brilhante”, ele falou de consistência.

Quando as coisas começam a dar errado, todo mundo precisa ter um ponto de referência, algo sobre o qual poderá se basear pois sabe que aquilo é seguro.

No caso de um líder, o desempenho dele tem que comunicar essa consistência: mesmo no pior dos dias, quando dá tudo errado, a bola se recusa a entrar na cesta e o pânico começa a bater, seu time precisa lhe enxergar ali, impassível como uma rocha, fazendo o que sempre fez e mostrando resultados.

É uma metáfora que serve para toda a vida. Se você quer liderar seu destino, precisa construir esses pontos de referência, no qual você possa se basear em períodos mais caóticos.

Manter uma alimentação saudável, dormir pelo menos 7,5h por noite, estar cercado das pessoas que você ama, tudo isso faz diferença quando a vida lhe trouxer novos obstáculos.

Sobre criar objetivos

Dê pequenos passos. Senão estará correndo o risco de sofrer todo tipo de frustração. De que modo você iria adquirir confiança se a única medida do sucesso fosse se tornar médico? Se você se esforçasse ao máximo e não conseguisse, isso significaria que toda sua vida é um fracasso? É claro que não. […] Se você fez o melhor que pôde, terá conquistado algo ao longo do caminho.

—MJ

Aqui há um mix de ter objetivos pequenos (que irão construir os grandes por si só), não se definir pelos resultados de seus esforços e aproveitar a jornada conforme você caminha. Lembrando, claro, que…

Michael Jordan sobre sucesso

  • Aline
    Responder
    Author
    Aline

    Quando interiorizarmos a ideia de que tudo o que temos é o CAMINHO, não iremos mais procurar atalhos.

    • Paulo Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo Ribeiro

      não poderia der dito melhor