Segundo a wikipédia:
“A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, ‘exército’, e ago, ‘liderança’ ou ‘comando’, tendo significado inicialmente ‘a arte do general’) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.”
A raiz da palavra está conectada com liderança de exércitos. Isso faz sentido, pois na Antiguidade o que interessava para o ser humano (como parte de um grupo) era vencer batalhas.
A meta principal de uma tribo, clã ou sociedade era manter-se viva como um todo e, para isso, precisaria se expandir ou defender-se de outros povos, significando sempre guerras. Por isso, vencer guerras era a própria definição de sucesso para essa era.
Trazendo o conceito para a atualidade, podemos relacionar estratégia com a busca pela vitória. Para isso, você tem que descobrir o que é vencer e como fazê-lo. Simples, nada além disso: o que é vencer e como fazê-lo.
Analisando o sentido que a palavra estratégia assumiu em outros campos do conhecimento humano você chegará a conclusão que a essência é essa mesmo. No xadrez, por exemplo, que é o mais próximo de um campo de batalha para a maioria hoje, a palavra significa:
“um planejamento de longo prazo que visa criar uma vantagem ao jogador”.
Claro, por ser um jogo com regras bem definidas, já se sabe o que é vencer; a questão é só descobrir como. Esse ‘como’ assume a forma de uma vantagem sustentada ao longo do tempo, de modo que no momento decisório, se possa buscar a vitória.
Outro setor: o mundo dos negócios. Qual o sentido de estratégia nele? Por que se aplica tanto as ideias de Sun Tzu e outros estrategistas militares no marketing? Segundo Mintzberg, estratégia é:
“Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Aqui, novamente, um senso geral do que é vencer já existe (fazer a empresa crescer, aumentar o impacto social, aumentar lucros etc). A pergunta continua sendo: “como?”. É importante destacar alguns pontos nessa definição:
- “Forma de pensar no futuro […]” – É algo que você deve ter em mente para alcançar o que quer.
- “[…] integrada no processo decisório […]” – você filtrará as alternativas disponíveis no momento da decisão baseado na sua estratégia.
- “[…] com base em um procedimento formalizado […]”– é preciso ser sistemático no que toca ao lado mais tático. Muita coisa é tentativa e erro. Claro, uma tentativa e erro educada e embasada, pois é preciso estudar história e entender a maior quantidade possível de áreas do conhecimento humano, buscando conhecer o que aconteceu com outras pessoas e criar induções que expliquem fatos passados, de modo a ajudar com a situação presente.
- “[…] e articulador de resultados.” – Claro, estamos sempre buscando a vitória.
Então, recapitulando, o que temos até agora?
“Estratégia é descobrir o que é vencer e como chegar lá. Para isso, é preciso criar um sistema de estudo de casos anteriores (conhecimento histórico), saber o máximo sobre outras áreas do conhecimento humano (como artes, religião, guerras, ciência), de modo a tomar decisões baseadas em conexões e relações criadas a partir dessa ampla análise.”
Como fazer uma abordagem estratégica da vida?
Observando a definição, em um nível pessoal, a primeira parte é a mais difícil: descobrir o que é vencer. Isso é único para cada ser humano e algo que a maioria das pessoas não dá a devida atenção. O que significa se dar bem na vida? O que você gostaria de fazer que te faria morrer satisfeito com a vida? O que traz sentido para sua existência?
Esse é um dos motivos por que tornar um estrategista é difícil. Você precisa descobrir o que você quer fazer na sua passagem pela terra e isso é uma jornada. Algumas pessoas levam anos; a maioria passa pela vida sem nem saber. Pessoas, de modo geral, não se perguntam: elas ficam presas em um nível mais operacional, se movendo para lá e para cá, fazendo coisas sem um sentido maior.
Uma vez que você sabe o que quer (mesmo que seja uma ideia provisória), você pode trilhar seu caminho até lá. Aí é que entra todo o estudo de história, artes, guerras, ciências… tudo que pode te trazer uma conexão, te gerar um insight, um palpite de meio hábil para conseguir o que quer.
Grande estratégia, estratégia e táticas
Saindo do estudo mais focado da definição de estratégia e passando para o lado prático.
Tornar-se um estrategista é ter sempre em mente as três perguntas básicas que movem o homem:
- Por quê? – Sua resposta será a Grand estratégia, que está relacionada a descobrir como vencer.
- Como? – Definirá a estratégia per se.
- O quê? A resposta aqui te indicará o caminho a seguir num nível tático e operacional.
Note que, uma vez que você tenha descoberto o grande “Por quê?”, você utilizará sua estratégia para pôr em prática o “como?” e, ao longo da vida, vai caminhando por diversos “o quê?”.
Com nosso blog, o que podemos oferecer a você, na sua jornada para se tornar um estrategista?
- Estudos sobre grandes estratégias militares, na seção Estratégia. Claro, a abordagem militar foi onde tudo começou e é imprescindível aprender o que os grandes mestres têm a ensinar.
- Muito conhecimento e conexões, nas seções sobre História, Ciências, e Tecnologia para que você possa ter uma intuição mais treinada sobre o que pode dar certo.
- Em Estilo de vida, Filosofia e Psicologia, Pensamento e Racionalidade e Desenvolvimento Pessoal será abordado tudo interessante relacionado ao ser humano. Como implantar hábitos, melhorar a autodisciplina, melhorar capacidade de comunicação, bem, aquilo que vai te ajudar a se mover (nível tático e operacional).
- Com a área de Empreendedorismo e Negócios, ofereceremos nossos insights, experiências pessoais e de outros autores sobre meios de construir coisas. Seja times, simples projetos ou empresas. É uma extensão da área anterior, que vai te ajudar a fazer as coisas acontecerem.
É isso.
Essa é toda nossa jornada, aquilo que nos propomos a fazer. Também estou muito longe daquilo que pretendo, o que deixará as coisas mais interessantes: conforme eu for aprendendo ((assim como o Eduardo), vou compartilhando com você.
Paulo mais uma vez parabéns pelo excelente artigo. Muito esclarecedor!
Estou com algumas duvida pois estou confuso quando utilizar os seguintes termos.
Método, Planejamento, Estrategia e Tatica.
Qual seria a ordem correta que devemos utilizar para atingir algum objetivo? (Por exempo: Primeiro vem o Método, depois Planejamento, Estrategia e Tatica)
Para se atingir um objetivo é necessario que todos estejam juntos?
Não existe estrategia sem planejamento?
Estou buscando essas respostas para melhorar meu aprendizado nos estudos. Se puderem exemplificar a utilização dos termos seria uma excelente ajuda.
Desde já agradeço.
Abraços!