• Share on Google+

Pergunta de leitor —

O lance é que eu quero tentar intercâmbio ano que vem, mas pra isso preciso aumentar muito a minha média. E claro que pra isso eu preciso estudar bastante, e preciso fazer isso de maneira eficiente.

Tava dando uma olhada no produtividade e me interessei bastante pelo assunto. O negócio é que preciso aumentar muito o meu foco nos estudos sabe? Preciso melhorar meus hábitos. Às vezes eu passo horas olhando pra o livro e não absorvo nada. E muitas outras vezes eu me destraio com coisas que me afastam do meu objetivo (estudar), tais como facebook, net e afins, e por mais que eu saiba que se eu deixar de estudar pra ficar na net eu vou me foder, eu não consigo evitar.

Então tô querendo mudar meus hábitos. Estudar de maneira mais eficiente e tal, melhorar minha concentração, me livrar das distrações sabe? Como tu é especialista no assunto, eu pensei que tu podia me ajudar.

-R

Fala R!

Pronto, é o seguinte, toda a ideia de produtividade é baseada em sistemas, modos de você abordar suas tarefas/gerenciamento de tempo/gerenciamento de energia de modo a alcançar o que deseja. Eu vejo basciamente três níveis em que você pode trabalhar para conseguir o que quer. Sugiro começar do um ao três.

Há estilos diferentes que funcionam bem com pessoas diferentes, isso vai descobrir muito através de auto-experimentação: pega um sistema, fica com ele por um tempo (algumas semanas) e vê se funciona para você.

1. Gestão de Tarefas E Atividades

Para começar o estudo, recomendo que você compre esse livro e termine de lê-lo: A Arte de Fazer Acontecer . É a espinha dorsal dos grandes sistemas gerenciamento de tarefas lá fora.

Depois que você ler isso aí, dá para ter uma ideia legal dos hábitos a criar e você pode absorver o que funciona para você. Rastreamento do tempo parece ser uma das atividades mais interessantes nesse sentido.

2. Gestão de Tempo/Energia: Criando Um Estilo de Vida

Uma vez que você comece a gerenciar suas tarefas de um modo interessante, você vai precisar criar uma rotina, de modo a maximizar o potencial de seu corpo em gerar resultados. Você precisa comer bem, dormir bem, se exercitar, para estar se sentir bem o suficiente para produzir.

Nessa seção, há basicamente muitos lifehacks lá fora: modos diferentes de estruturar sua rotina, modos diferentes de se exercitar, várias dietas interessantes, modos diferentes de você estruturar o local de estudo para lidar com distrações, etc.

A melhor maneira de desenvolver isso aqui é acompanhar pessoas de sucesso e entender como elas constroem suas vidas. Escrevo bastante sobre isso por aqui, mas tem vários conteúdos valiosos espalhados pela web em blogs pessoais (recomendo o de um mentor nosso).

Se você procurar por aqui e não encontrar ajuda em algo específico, sinta-se a vontade para perguntar se conheço alguma fonte ou se já lido com o ponto em questão.

3. Técnicas de Aprendizado Para Aumentar/Acelerar Absorção de Conteúdo

Depois que você estiver lidando bem com suas tarefas, com uma rotina bem construída para te dar energia, daí chegamos ao nível de se preocupar com a efetividade do tempo que você está conseguindo usar para produzir.

Já é mais claro como usar as técnicas de aprendizado acelerado para temas complexos como disciplinas da faculdade. Sobre isso, há o site voltado apenas para o aprendizado chamado Aprendizado Acelerado.

É importante lembrar que ser produtivo é a luta mais desleal de todas. Você começa bem, o sistema funciona legal contigo por algum tempo e, do nada, você se enxergar improdutivo novamente. Estudar e implantar sistemas de produtividade não é uma solução permanente como tomar um remédio: espere recaídas e lide de acordo. É melhor colher os frutos de uma luta constante (com algumas derrotas) do que ficar reclamando de não conseguir o que quer sem sair da zona de conforto.

  • Rodrigo Bob
    Responder
    Author
    Rodrigo Bob

    Muito boa a matéria!! Parabéns pelo bom trabalho!

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      tamo junto.

  • Vinicius Figueredo Neris
    Responder
    Author
    Vinicius Figueredo Neris

    Olá @paulorrjr:disqus , passo pelo menos processo de improdutividade com os estudos da faculdade. Falta de vontade para os estudos e que gera completa improdutividade. Obrigado pelas dicas, poste coisas a respeito sempre que puder. Farei o possível para tentar implementá-las. Um abraço, parabéns pelo site, estarei sempre por aqui.

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Obrigado, Vinícius. Espero que encontre artigos úteis por aqui.
      Abraço!

    • Paulo R. Ribeiro
      Responder
      Author
      Paulo R. Ribeiro

      Obrigado, Vinícius!
      Espero que encontre artigos úteis por aqui.
      Abraço!

  • 10 Livros Para Você Mudar e Ficar Mais Perto do Sucesso| Estrategistas
    Responder
    Author
    10 Livros Para Você Mudar e Ficar Mais Perto do Sucesso| Estrategistas

    […] Quem quer começar o estudo da produtividade, pode começar por esse livro sem erro. […]

  • Carlinha Jackson
    Responder
    Author
    Carlinha Jackson

    Obrigada Paulo,vou tentar seguir suas dicas.A maior dificuldade da minha vida estudantil é ser metódica,me sinto numa luta diária comigo mesma.

  • Um Guia Para Manter Sua Motivação no Máximo
    Responder
    Author
    Um Guia Para Manter Sua Motivação no Máximo

    […] sobre produtividade, que não é escopo desse texto. Já há bastante discussões a respeito aqui e aqui, caso essa seja sua […]